Polícia Civil suspeita de crime ambiental e possível movimentação financeira irregular; responsáveis foram levados ao 1º DIP
MANAUS (AM) – Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resultou na prisão de duas pessoas na tarde do último domingo (20), no Porto do Cimento, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul de Manaus. A dupla foi flagrada tentando transportar, de forma irregular, cerca de 8 mil botijas de gás de 13 quilos cada e uma quantia impressionante de R$ 3,4 milhões em dinheiro vivo.
De acordo com os agentes que atuaram na operação, o transporte do material gerou suspeitas durante fiscalização de rotina. Ao serem questionados sobre a licença de operação, o responsável pelo carregamento apresentou um documento vencido, que estaria em desacordo com o Artigo 56 da Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
O comandante da embarcação e a gerente da empresa responsável pelo transporte foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o caso foi registrado para os devidos procedimentos legais.
A origem do dinheiro apreendido ainda será investigada, e a Polícia Civil não descarta a possibilidade de outros crimes envolvidos, como lavagem de dinheiro e associação criminosa. A embarcação também foi retida pelas autoridades.