spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Economistas do ICL tiram dúvidas sobre o Pix e desmentem notícias falsas

Os economistas e apresentadores do ICL Mercado e Investimentos, Deborah Magagna e André Campedelli, abordaram as novas regras da Receita Federal que visam a fiscalizar e monitorar movimentações financeiras via cartões de crédito e Pix acima de determinadas quantias (R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas), na edição desta segunda-feira (13) do programa (clique no vídeo que aparece no fim do texto para assistir).

Com o objetivo de tirar dúvidas e contribuir para desmentir as informações falsas a respeito da nova medida que circulam pelas redes sociais, inclusive em perfis de políticos da extrema direita, o ICL tem utilizado de seus canais de comunicação para abordar o tema.

O próprio economista e fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), Eduardo Moreira, também tratou do tema, afirmando que, ao contrário do que dizem as notícias mentirosas, o Pix não será taxado, pois a própria Constituição Federal não permite que isso aconteça.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, também informou que a regra não visa a flagrar o pequeno empreendedor.

É exatamente o contrário. A gente não tem nem condição de fiscalizar dezenas de milhões de pessoas que movimentam valores baixos. A gente quer é automatizar isso para poder melhor orientar esse tipo de contribuinte a se regularizar, por exemplo. Se a pessoa não tem uma empresa aberta, ela pode abrir um MEI [Microempreendedor Individual], alguma coisa assim. Mas não tem nem sentido a Receita Federal ir para a fiscalização repressiva nesses casos”, disse.

No programa, Deborah e André responderam às perguntas de jornalistas do ICL. A primeira delas, feita pelo jornalista Fábio Pannunzio, questiona o porquê de esse tipo de informação falsa atingir tanto, especialmente a camada mais pobre da população.

Há todo um contexto de que a sensação econômica no Brasil hoje é diferente do que os números mostram, muito por causa de fake news e da grande mídia, que acaba trazendo uma narrativa desfavorável dessas melhoras que o governo está tendo de alta de PIB [Produto Interno Bruto], de desemprego baixo, de inflação que está controlada, sim, mesmo com o estouro da meta, mas a gente ainda tem uma inflação bem controlada. Então você tem esse cenário, esse mundo real sendo bom para o governo, mas a narrativa não é boa”, explicou André.

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’ na zona Norte para reforçar a segurança dos passageiros

Com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade nos serviços de transporte de passageiros, a Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de Mobilidade...

Roblox apresenta riscos perturbadores para crianças, diz pesquisa

Interação entre adultos e menores ocorria mesmo sem verificação efetiva de idade, apesar de anúncios de segurança anunciados recentemente Compartilhe esta matéria Uma pesquisa revelou...

Cibercriminosos Usam IA em Táticas de Ransomware

O Relatório Global sobre Ameaças de Dados da Thales de 2024, revelou que, entre os 3.000 gerentes e executivos entrevistados em 18 países, incluindo o Brasil,...