spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Educação – Mais de 3,5 mil reservas de vagas para alunos com deficiência das redes municipal e estadual foram registradas no primeiro dia de liberação do sistema

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulga que, até as 16h desta segunda-feira, 12/1, foram realizadas 3.554 reservas de vagas para transferência e matrícula de alunos com deficiência nas redes públicas de ensino dos municípios de Manaus, Iranduba e Coari e do estado do Amazonas.

Do total de solicitações, 79,7% foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br, de acordo com a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam). Ainda segundo a Prodam, do total de transferências registradas, 2.269 foram solicitadas para as escolas municipais de Manaus e 1.160 para a rede estadual de ensino. Também foram reservadas 78 vagas para a rede municipal de Coari e 47 para o município de Iranduba.

 

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos, critérios e à documentação exigida para efetivar a matrícula ou a transferência. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a Semed pelo e-mail [email protected].gov.br.

O período exclusivo para solicitação de reserva de vaga, tanto para transferência quanto para novas matrículas de alunos com deficiência, termina às 23h59 desta terça-feira, 13/1.

 

O secretário municipal de educação, Júnior Mar, destacou o papel da Prefeitura de Manaus com a inclusão e a qualidade da educação, que vai além do pedagógico.

 

“A gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior, tem um olhar atento e cuidadoso para os estudantes com deficiência. As matrículas desses estudantes na rede municipal são conduzidas com planejamento e responsabilidade, assegurando não apenas o acesso à escola, mas uma educação inclusiva e humanizada. Nosso compromisso é garantir acolhimento, acompanhamento pedagógico, fortalecendo o direito à educação para todos”, destacou o secretário.

 

Documentos

 

Para a matrícula, é necessário apresentar: comprovante de escolaridade (original), certidão de nascimento do aluno (original e cópia), CPF e RG do responsável legal, no caso de aluno menor de idade (original e cópia), comprovante de residência (cópia do mês anterior à matrícula), cartão de vacinação do aluno (cópia), e três fotos 3×4 recentes do aluno.

 

Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os documentos exigidos são: CPF e RG (original e cópia), comprovante de residência, e duas fotos 3×4. As informações completas sobre o procedimento, bem como o passo a passo, estão disponíveis no site de matrículas https://matriculas.am.gov.br.

 

Atendimento nas escolas

 

Além da plataforma do site, todas as escolas da rede municipal de Manaus estarão abertas para atender o público que não tem acesso à internet.

 

A Semed reforça a importância de realizar o processo dentro do período estabelecido para assegurar a vaga e a organização do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência.

—– —– —–
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos –  Eliton Santos/  Semed

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Abuso, ameaças e crimes sexuais: por que o caso Epstein ainda não derrubou Trump?

Por Beatriz Drague Ramos – Brasil de Fato A recente divulgação de mais de...