ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Em vídeo postado nas redes sociais pela primeira-dama Janja, neste domingo (13), o presidente Lula aparece dizendo que vai ‘levar uma jabuticaba’ para o principal mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Eu vim chupar uma jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Eu vou levar jabuticaba para você, Trump, e você vai perceber, que o cara que come jabuticaba de manhã num país que só ele dá jabuticaba [sic], não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união e de muita relação diplomática. É isso”, diz Lula no vídeo.
Na legenda da psotagem está escrito: “Duas coisas genuinamente brasileiras: jabuticaba e presidente Lula”.
A publicação ocorre dias depois de Trump anunciar tarifas de 50% para produtos brasileiros – medida entrará em vigor no dia 1º de agosto..
Ainda na sexta-feira (11), o presidente do Brasil disse que pode acionar a Lei de Reciprocidade Econômica para retaliar a taxação de 50% imposta pelo líder americano.
Donald Trump
Ele ainda adicionou que pretende recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e que irá impor tarifas às mercadorias dos Estados Unidos caso não consiga êxito ao falar com a instituição.
Lula também declarou que Trump está ‘mal informado’ ao falar que há um déficit comercial americano na relação com o Brasil.
Neste sábado (12), Donald Trump anunciou novas tarifas de 30% para o México e a União Europeia (UE). A medida está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, assim como as tarifas anunciadas para produtos brasileiros.
As cartas foram enviadas para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e para a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. Até o momento, pelo menos 25 notificações já foram enviadas pelo republicano a seus parceiros comerciais.
Fonte: ICL Notícias




