spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Em resposta a Trump, China sugere que Covid-19 se originou nos EUA


A China reiterou sua alegação de que a Covid-19 pode ter se originado nos Estados Unidos em um relatório sobre como o país agiu durante a pandemia. Isso acontece depois que o governo do presidente Donald Trump atribuiu o surgimento do vírus a um vazamento de laboratório na China.

A Casa Branca lançou um site sobre a Covid-19 em 18 de abril, alegando que o coronavírus se originou de um vazamento de laboratório na China. O site também tem críticas ao ex-presidente Joe Biden, o ex-chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) Anthony Fauci e à Organização Mundial da Saúde (OMS).

No relatório técnico, publicado pela agência de notícias oficial Xinhua, a China acusou os EUA de politizarem a origem da doença. O documento citou um processo no Missouri que resultou em uma sentença de US$ 24 bilhões contra o país asiático por supostamente estocar equipamentos médicos de proteção e encobrir o surto.

A China compartilhou informações relevantes com a OMS e a comunidade internacional em tempo hábil, destacou o relatório chinês, enfatizando que um estudo conjunto da organização com a própria China concluiu que um vazamento de laboratório era “extremamente improvável”.

Os Estados Unidos não devem mais “fazer ouvidos moucos e ficar em silêncio”, mas devem responder às preocupações legítimas da comunidade internacional, diz o documento.

“Há evidências substanciais que sugerem que a Covid-19 pode ter surgido nos Estados Unidos antes do que foi anunciado oficialmente e antes do surto na China”, adiciona.

A CIA, a agência de Inteligência dos EUA, afirmou em janeiro que é mais provável que o vírus tenha surgido de um laboratório na China do que da natureza. Por anos, a agência pontuou ser incapaz de chegar a uma conclusão sobre o assunto.

Um funcionário da Comissão Nacional de Saúde da China ressaltou que o próximo passo no trabalho de rastreamento da origem deve se concentrar nos Estados Unidos, de acordo com a Xinhua, que citou uma declaração sobre o relatório técnico.



Fonte: CNN Brasil

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...

Senador vai à PGR e pede afastamento de Toffoli do caso Master

O senador Alessandro Vieira...

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, dá posse a servidor aprovado no concurso público do Tribunal

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, empossou, na manhã desta quarta-feira (6), mais um aprovado no cargo...