spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Em reunião com Lula, comandante da Marinha explica vídeo que sugeria crítica a ‘privilégios’ civis

Levado pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, se reuniu com o presidente da República nesta sexta-feira (3). Lula ficou contrariado com o vídeo no em que a Marinha ironiza o que seriam privilégios aos militares, em uma crítica indireta ao pacote de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda e que incluiu as Forças Armadas. A informação foi publicada pelo jornal O Globo, em reportagem da jornalista  Jeniffer Gularte.

O encontro se deu na Granja do Torto e Olsen deu explicações a Lula sobre o vídeo alusivo ao Dia do Marinheiro. Na peça, são intercaladas imagens de integrantes das Forças Armadas em treinamentos e civis em momento de lazer. No final, uma militar questiona: “Privilégios? Vem para a Marinha”.

De acordo com interlocutores, Múcio e Olsen deixaram a Granja do Torto com a sensação de que agora o assunto está encerrado.

A gravação gerou críticas generalizadas dentro do governo. Lula ligou para o ministro da Defesa e perguntou se ele tinha conhecimento do teor, o que ele negou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também telefonou para Múcio, irritado com o vídeo.

A contrariedade de Lula foi tamanha que o presidente voltou atrás na ideia negociada com os comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha de aliviar a fase de transição na mudança de regras para transferência para a reserva.

O petista havia sinalizado aos comandantes das Forças Armadas que atenderia ao pedido de uma transição lenta para atingir idade mínima de 55 anos para aposentadoria. Hoje, não há restrição de idade para deixar a ativa, somente tempo de serviço, de 35 anos.

A proposta dos militares previa que a regra dos 55 anos só seria adotada completamente após 2043. A conversa ocorreu no dia 30 de novembro, um sábado.

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Corretora de criptomoedas suspende mais de 1.600 contas por manipulação de mercado

A corretora de criptomoedas MEXC, uma das 10 maiores do mundo, anunciou a suspensão de dois grandes grupos de investidores que estavam manipulando...