GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
29.3 C
Manaus
sábado, abril 26, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Em Roma, Lula pede fim da ‘violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza’


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco, disse esperar que os líderes globais consigam avançar nas negociações para o encerramento da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e para um fim da “violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”.

Lula falou com a imprensa após o funeral do papa Francisco, na manhã deste sábado (26). Outros chefes de Estado viajaram para a capital italiana para a cerimônia, como Javier Milei, presidente da Argentina, país onde nasceu o papa, e Donald Trump.

Lula

Lula está em Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

“O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois se sentem na mesa de negociações e encontrem uma solução, não só para Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete contra a Faixa de Gaza”, disse Lula.

Na manhã desta sábado, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tiveram uma conversa, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“Eu não sei o que eles conversaram, eu não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para encontrar uma saída para essa guerra, porque essa guerra está ficando sem explicação. Ou seja, ninguém consegue explicar, e ninguém quer falar em paz”, disse Lula.

‘Quisera Deus um papa igual a Francisco’, diz Lula

Após a missa fúnebre do Papa Francisco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou: “Quisera Deus que o próximo papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com os mesmos compromissos com o combate à desigualdade que tinha o papa Francisco.”

Lula está em Roma para acompanhar o funeral do papa Francisco.

Lula afirmou ainda que volta ao Brasil com a sensação de dever cumprido: “Então, eu volto para o Brasil certo que nós cumprimos os nossos deveres, como cristãos, religiosos e políticos de vir no enterro de uma pessoa admirável como o papa Francisco”, disse, na pista do aeroporto de Roma, pouco antes do embarque.

Lula diz que não cumprimetou Trump

Lula também disse que não cumprimentou o presidente Trump. Os dois não conversaram desde que o republicano tomou posse, em 20 de janeiro. Em declaração recente, Trump afirmou que o Brasil é um dos países que “sobrevivem” e que “ficaram ricos” impondo tarifas sobre as importações americanas.

“Não, não cumprimentei [o Trump] porque estava conversando com o meu pessoal sobre a segurança na saída, que estava uma confusão muito grande, e eu não cumprimentei, não olhei nem pro lado. Eu não vi o Trump, na verdade”, afirmou Lula.



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Médico e técnica de enfermagem morrem após ambulância sair da pista na rodovia BR-174

Um acidente envolvendo uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deixou duas pessoas mortas no quilômetro 924 da rodovia BR-174, que...

Prepare o bolso! Conta de luz vai ficar mais cara em maio; entenda

A conta de luz terá custo adicional em maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na sexta-feira (25), que vai acionar...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo