O corpo de Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto foi sepultado no final da manhã desta quarta-feira (29), no cemitério São João Batista, em Manaus. Durante o adeus, Arthur Virgílio Neto quebrou o silêncio e fez suas últimas declarações ao filho.
O cortejo do ex-deputado federal saiu da Assembleia Legislativa do Amazonas, onde ocorreu o velório aberto ao público, e chegou ao cemitério localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da cidade, por volta das 11h20.
Antes do sepultamento, houve uma breve cerimônia na quadra 3, rua Senador Jefferson Péres. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pediu a palavra e fez questão de se levantar para a despedida. Ao lado do caixão de Bisneto, o pai falou por poucos segundos antes de se emocionar e chorar. Foi a primeira vez que ele se pronunciou publicamente desde a morte do filho, na terça-feira (28). Conhecido por sua grande oratória e pelos discursos apaixonados em defesa do Amazonas no Senado, Neto teve dificuldades ao falar devido à emoção. Com os olhos cheios de lágrimas, foi breve e disse:
“Amigos e amigas… este foi o desejo de Deus e deve ser respeitado. Para mim, parece uma injustiça o pai ter que enterrar o filho. O normal é o filho enterrar o pai… Quero agradecer o amor de todos aqui, muito obrigado.”
Logo após, o silêncio do luto foi interrompido pelos aplausos de familiares e amigos pessoais e políticos presentes no cemitério São João Batista. Arthur se sentou novamente, ao lado da esposa, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e conteve o choro.
O caixão foi carregado em direção ao jazigo da família do Carmo Ribeiro em uma área reservada apenas para os parentes. O corpo de Bisneto foi sepultado em um final de manhã nublado, sob uma leve chuva.
O ex-deputado federal deixa a esposa, Larissa Meireles do Carmo Ribeiro, e dois filhos adolescentes, Júlia Meireles do Carmo Ribeiro e Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro.
Vídeo: Portal Acritica