A Hbar Foundation, empresa por trás da criptomoeda Hedera (HBAR), está interessada na compra da rede social TikTok. As informações foram apresentadas pela Reuters nesta quarta-feira (2).
O texto aponta que a Hbar se uniu a Zoop, uma startup criada por Tim Stokely, fundador do OnlyFans, para fazer a oferta. A Zoop já trabalha com a Hbar desde 2023. No entanto, não há informações sobre o valor do lance.
Também nesta quarta, outra empresa que mostrou interesse na compra do TikTok foi a Amazon.
A razão por trás dessas ofertas é um banimento da rede social nos EUA. Sua dona, a chinesa ByteDance, tem até o dia 5 de abril para vender o TikTok ou então sair do país.
Venda do TikTok para empresa de criptomoedas pode transformar a rede social
Caso o TikTok aceite a proposta da Zoop e da Hbar Foundation, a rede social chinesa pode passar por uma grande transformação em seu modelo monetário.
Isso porque a Zoop, que também é uma rede social, entrega 80% de sua receita de anúncios para criadores de conteúdos e usuários.
“Nossa oferta pelo TikTok não se trata apenas de mudar os donos, mas de criar um novo paradigma em que tanto os criadores quanto suas comunidades se beneficiem diretamente do valor que geram”, disse RJ Phillips, cofundador da Zoop, à Reuters.
Segundo dados do SimilarWeb, o TikTok teve 2,2 bilhões de acessos em fevereiro, sendo 20% desse número partindo dos EUA. Como comparação, o Instagram teve 5,7 bilhões de visitas no mesmo período.
Devido a essa proporção e pensamento da Zoop, a criptomoeda Hedera (HBAR) poderia ser a parte mais beneficiada caso essa oferta seja aceita. Afinal, a HBAR poderia ser usada nas transações para criadores de conteúdo, aumentando sua demanda e usabilidade.
No momento desta redação, a HBAR é a 18ª maior criptomoeda do mercado com um valor total de US$ 7,3 bilhões. Nas últimas 24 horas, a moeda opera em alta de somente 0,5%. Como comparação, o Bitcoin sobe 2% no mesmo período.
Embora existam outras gigantes no páreo, como a Amazon, a indústria de criptomoedas fechou três negócios bilionários no primeiro trimestre de 2025. Portanto, é possível que a oferta da Loop e da Hbar Foundation seja grande o suficiente para desbancar outros interessados.
No passado, o TikTok lançou uma coleção de NFTs. Além disso, o bilionário das criptomoedas Frank McCourt, fundador do Project Liberty, também já mostrou interesse na compra do TikTok para jogar seus dados dentro de uma blockchain.
Fonte: Livecoins