Anúncio foi feito pela empresária Maria do Carmo Seffair nesta segunda-feira, 22, em Manaus (Ricardo Oliveira/CENARIUM)
22 de abril de 2025
Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A empresária Maria do Carmo Seffair declarou, nesta terça-feira, 22, que será candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas eleições gerais de 2026. O comunicado ocorreu em coletiva de imprensa, em um auditório no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, na sede do PL no Estado, ao lado de dirigentes e políticos da sigla.
Além de Alfredo Nascimento, participaram do anúncio os deputados estaduais Débora Menezes e Delegado Péricles, a presidente estadual do PL Mulher Amazonas, Selma Banes, o vereador de Manaus Carpê Andrade, dentre outros filiados.
Recém-filiada ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Seffair tem apoio dos titulares nacional e estadual da sigla, Valdemar Costa Neto e Alfredo Nascimento, respectivamente. No último dia 16, ela posou para fotos junto aos dirigentes, ao anunciar filiação à legenda, após deixar o Partido Novo.
“Povo amazonense, tudo farei para colocar o Amazonas no lugar que ele merece, no topo”, afirmou Seffair ao declarar candidatura. Na ocasião, um vídeo institucional com a participação de Valdemar e Alfredo foi exibido, momento em que a empresária agradeceu o apoio de membros do partido.
Durante a fala, Maria do Carmo afirmou que é uma ‘bolsonarista de 1ª instância’ e que sempre seguiu o ex-presidente Bolsonaro. “Essa filiação, para mim, é tipo: ‘Cheguei em casa, pronto’. E eu, embora muita gente diga que eu sou neobolsonarista, não, eu sou bolsonarista de primeira instância […] eu sempre segui o [ex] presidente Bolsonaro. Eu aceitei […] porque eu acredito que posso contribuir de maneira seria, responsável e comprometida com o futuro do nosso povo“, declarou.
Ainda na ocasião, a empresária também agradeceu ao deputado Alberto Neto pela confiança de concorrer o pleito de 2024 ao lado dele. “Também quero agradecer, embora não esteja aqui, o Capitão Alberto Neto que abriu às portas lá atrás para vir como vice [prefeita] na chapa dele. Fui, talvez, a mais ativa candidata a vice-prefeita […] e foi uma experiência intensa e de muito aprendizado, de conexão com o povo da nossa cidade“, afirmou.
Eleições 2024
Em 1° de julho de 2024, na reta final da pré-campanha, Maria do Carmo começou um movimento que resultou na aliança com Alberto Neto na disputa pela Prefeitura de Manaus. As negociações para ser vice na chapa do então pré-candidato a prefeito de Manaus contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os dois chegaram a concorrer o segundo turno das eleições municipais, alcançando 45,41% dos votos válidos, o equivalente a 479.297 votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não foram eleitos.
Leia também: Em Manaus, empresária Maria do Carmo filia-se ao PL de Bolsonaro de olho em 2026
Fonte: Agência Cenarium