GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
36.3 C
Manaus
sexta-feira, setembro 20, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Entenda por que cargos de cibersegurança explodiram no Brasil, segundo o LinkedIn

O Brasil ficou entre os três principais países do mundo em aumento nos cargos de cibersegurança. A constatação é do estudo LinkedIn Economic Graph, levantamento da rede que considerou o período de maio de 2023 a maio de 2024 e identificou uma alta de 4,7% nas contratações em cargos da área, deixando o Brasil atrás apenas da Alemanha, onde o crescimento foi de 4,7%, e da Espanha, onde a alta foi de 5,5%.

De acordo com o estudo, se todos os profissionais brasileiros com habilidades ou certificações em cibersegurança estivessem trabalhando na área, o setor poderia potencialmente crescer 41,7%, suprindo uma parte significativa da demanda por especialistas.

Embora a área continue sendo dominada por homens, que ainda ocupam 80% dos cargos em cibersegurança, a participação das brasileiras foi a que mais cresceu no mundo, com um aumento de 4,45% no período, seguidas pelas polonesas, com 3,55%. Globalmente, as mulheres são menos de um terço da força de trabalho na área.

À medida que as ameaças cibernéticas continuam a crescer e se tornam ainda mais sofisticadas, a tendência é que cada vez mais empresas invistam em talentos para reforçar suas defesas digitais. O crescimento acelerado do setor representa uma oportunidade significativa para profissionais atentos às tendências de mercado e setores em ascensão”, explica Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África.

O Brasil também lidera a lista de países onde a proporção de vagas em cibersegurança, em comparação com outros setores, cresceu na soma dos últimos quatro anos, atingindo 11,2%. No entanto, a proporção de anúncio de novas vagas diminuiu 2,3% entre 2023 e 2024, assim como em quase todos os 14 países avaliados no relatório.

A maior queda nas novas contratações foi nos Estados Unidos, onde o número de vagas diminuiu 5,3%. Por outro lado, o relatório mostrou destaques positivos como o crescimento na Espanha, onde houve um aumento de 5,4%, e no México, que viu as contratações crescerem 6,8% entre 2023 e 2024.

De 2016 a 2018, a segurança cibernética tornou-se uma questão mais crítica no Brasil, com um aumento nos ataques locais e globais. O mercado de trabalho estava despreparado, com escassez de profissionais de segurança. Eu, por exemplo, retornei à segurança na Accenture para liderar a equipe na América Latina, após anos em gestão e estratégia. Desde então, a digitalização dos negócios acelerou, impulsionada pela pandemia e pela inteligência artificial generativa. Em 2018, éramos 20 profissionais em segurança na região e hoje somos mais de mil, com mais de 500 no Brasil, formando novos profissionais e ajudando outros na transição de carreira para atender à demanda por mão de obra qualificada”, analisa André Fleury, líder de Cibersegurança da Accenture na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Palestra sobre empreendedorismo traz a Manaus empresário paranaense Fernando Ortiz

Palestra sobre empreendedorismo traz a Manaus empresário paranaense Fernando Ortiz A paixão pelas vendas está no DNA do empresário Fernando Ortiz. Fundador e CEO da...

COPA CIDADE DE MANAUS COMEÇA HOJE (8), NA ARENA AMADEU TEIXEIRA

A Copa Cidade de Manaus de Futsal inicia nesta quarta-feira, 8, na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, Alvorada. A partir das 19h com os times que disputarão a vaga de melhor time de futsal da região Norte.

Campanha de doação de sangue do TCE-AM bate recorde e ajuda 296 pessoas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizaram, na terça-feira (5),...
spot_imgspot_img