GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Equinócio de outono: entenda fenômeno que acontece nesta quinta (20)


O verão chega ao fim nesta quinta-feira (20), com o fenômeno do equinócio de outono, no hemisfério sul. Já, no norte da Terra, a estação passa a ser a primavera.

No hemisfério sul, o outono de 2025 tem início exatamente nesta quinta-feira (20), às 06h01, e se estenderá até o dia 20 de junho. Essa passagem de estações é um reflexo da inclinação axial da Terra em relação ao seu plano orbital.

Durante a estação, o dia e a noite costumam ter aproximadamente a mesma duração devido aos raios solares que atingem a Terra de forma mais direta sobre a linha do Equador. Isso resulta em uma distribuição mais uniforme da luz solar em ambos os hemisférios. Inclusive, a palavra “equinócio” vem do latim “aequinoctium“, cujo significado é “noite igual“.

À CNNMarco Aurélio de Menezes Franco, professor e doutor do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) explica que, durante o outono, os dias começam a encurtar à medida que uma região específica do planeta afasta-se do Sol.

“No nosso caso, no hemisfério sul, resulta em uma diminuição da luz solar direta e, consequentemente, em temperaturas mais amenas. A transição marca a preparação da natureza para o inverno, com a queda das folhas das árvores e uma paleta de cores características à medida que as plantas se preparam para a estação mais fria”.

Entenda o fenômeno

A mudança do verão para o outono após o fenômeno do equinócio pode ter diferentes características de acordo com a região. Em geral, a coloração das flores é a alterada, com tons mais amarelados, as temperaturas ficam mais amenas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e o Sol se põe mais cedo devido à inclinação da Terra.

Enquanto o equinócio de outono acontece no hemisfério sul, no hemisfério norte ocorre o equinócio de primavera. Isso porque, a Terra gira ao longo de uma linha imaginária que vai do polo Norte ao polo Sul. Chama-se eixo, e essa rotação é o que nos dá dia e noite.

O eixo está inclinado 23,5 graus, o que faz com que um hemisfério do planeta receba mais luz solar do que o outro durante metade da órbita do ano em torno do Sol. Esta discrepância na luz solar é o que desencadeia as estações.

O efeito é máximo no final de junho e no final de dezembro, quando são vividos os solstícios, quando as diferenças de tempo entre o dia e a noite são maiores, especialmente perto dos polos.

Vídeo – Previsão do tempo: chuva forte para o último dia do verão em São Paulo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Equinócio de outono: entenda fenômeno que acontece nesta quinta (20) no site CNN Brasil.



Fonte:CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Membros do TCE-AM julgarão 34 processos nesta terça-feira (25)

Nesta terça-feira (25/04), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgará 34 processos na 13ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. A sessão será presidida pelo...

Noite da Consagração: Boi Caprichoso encerra Festival de Parintins de maneira grandiosa no Bumbódromo

O Boi Caprichoso encerrou de maneira grandiosa o 56º Festival Folclórico de Parintins neste domingo, dia 2 de julho. O bumbá mostrou em mais...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo