spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

‘Escolhem palanque’, diz Wilson Lima sobre adversários



Governador Wilson Lima disse que ainda “é muito cedo” para discutir o próximo processo eleitoral (Créditos: Arthur Castro/Secom)

29 de abril de 2025

Ana Cláudia Leocádio e Jadson Lima – Da Cenarium

BRASÍLIA (DF) E MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) afirmou nesta terça-feira, 29, que os adversários políticos dele “escolhem o palanque” ao comentar os movimentos políticos promovidos por opositores no Estado visando as eleições de 2026. Em declaração à CENARIUM, em Brasília (DF), Lima disse que ainda “é muito cedo” para discutir o próximo processo eleitoral do próximo ano e declarou que atualmente o seu compromisso é com a população do Amazonas.

“Enquanto eles escolhem esse caminho do palanque, eu escolho o caminho do asfalto, da saúde e da educação. Eu tenho um compromisso com o povo do Amazonas e essa confiança que o povo depositou em mim é o que me guia a estar cada vez mais focado e a trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos amazonenses e principalmente de quem mora no interior”, disse Lima.

Governador Wilson Lima afirmou que 2026 ainda está longe ao ser questionado sobre eleição (Divulgação)

O governador está em Brasília, onde participou da oficialização da federação partidária entre os partidos União Brasil e Progressistas, que formou o bloco “União Progressista”. Ao ser questionado pela reportagem sobre a possível união entre a federação e o Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro no Amazonas, em 2026, Lima destacou que há “um pensamento muito parecido” e que tem uma boa relação com o presidente estadual da sigla, o ex-senador Alfredo Nascimento (PL-AM).

Desenvolvimento

Durante o evento na capital federal, Lima também defendeu que o bloco partidário do qual ele faz parte ajudará em pleitos da região amazônica, por ser o maior grupo partidário no Congresso Nacional. De acordo com o governador, a fusão das legendas garante ao grupo político a maior estrutura partidária do País, por reunir um grande número de parlamentares no Congresso Nacional e de chefes dos executivos nos Estados e municípios.

Governador do Amazonas participou de evento em Brasília (Divulgação)

Atualmente, cerca de 109 deputados e 14 senadores estão filiados aos dois partidos. “Isso é importante principalmente para uma região como a região amazônica, para que a gente possa ter voz aqui [em Brasília] e que possamos fazer com que os nossos pleitos possam caminhar. Eu falo de pleitos que são fundamentais para o Brasil e também para a Amazônia”, disse Lima.

União Progressista

Um comunicado oficial, divulgado pelo Progressistas menciona que a nova federação “é um projeto consistente com uma visão de longo prazo, uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária e uma aposta na estabilidade institucional”. “A aliança, costurada com muito diálogo e confiança, pretende ser uma bússola no centro da política, para impulsionar o Brasil ao rumo certo”, diz trecho da nota.

O evento de oficialização da federal também contou com a presença dos presidentes nacionais das duas siglas, Ciro Nogueira (Progressistas) e Antônio Rueda (UB), e políticos dos dois partidos que ocupam mandatos. Além desse grupo integrantes de outras legendas, como o Partido Liberal (PL) também participaram do evento realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Leia mais: ‘Está muito longe’, diz Wilson Lima sobre eleições na entrega do Telessaúde
Editado por Izaías Godinho



Fonte: Agência Cenarium

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Câncer bucal: prevenção ainda é o maior desafio, afirma especialista

Doença atinge mais de 15 mil brasileiros por ano e costuma ser descoberta tardiamente, o que reduz as chances de cura O câncer bucal é...

Ex-secretários de Braga e Omar terão que devolver R$ 23,7 milhões aos cofres

Os três ex-titulares da Seinfra chefiaram a pasta durante as gestões de Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) no Governo do Amazonas,...