spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Especialista defende mais educação para salvar vidas no trânsito: “Não é só uma questão de regras, é de consciência”, diz professor Mário Ricardo Carvalho

Com o aumento no número de acidentes nas vias urbanas e rodovias, é preciso alertar para a urgência de reforçar a educação no trânsito como política pública contínua e eficaz. O professor e especialista em trânsito Mário Ricardo Carvalho, destaca que o caminho para reduzir mortes e acidentes está na formação cidadã e no comportamento consciente dos motoristas, pedestres e ciclistas.

“Educar para o trânsito vai muito além de ensinar a parar no sinal vermelho ou usar o cinto de segurança. Trata-se de formar cidadãos conscientes, que entendam que cada atitude no trânsito pode salvar ou tirar vidas”, afirma o professor e especialista em trânsito.

Os índices de imprudência ainda são os principais causadores de acidentes com mortes, com destaque para o uso do celular ao volante, o consumo de álcool e o excesso de velocidade. Para Mário Ricardo, isso evidencia a falência de um modelo baseado apenas na punição, e não na formação comportamental.

“As pessoas decoram regras para passar na prova da CNH, mas não são preparadas para conviver no trânsito com empatia e responsabilidade. Isso precisa mudar”, destaca o especialista.

O professor também defende a inclusão obrigatória de programas de educação para o trânsito nas escolas e ações permanentes de conscientização voltadas à população adulta.

“Se queremos transformar a cultura do trânsito no Brasil, precisamos começar nas salas de aula e continuar com campanhas que falem a linguagem das pessoas. Só assim teremos um trânsito mais humano e seguro”, conclui.

A fala de Mário Ricardo vem em um momento em que diversas cidades brasileiras realizam campanhas de conscientização, especialmente durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Já no próximo dia 16 de outubro, data em que é comemorada o Dia do Instrutor de Trânsito, Mário Ricardo lembra da importância dos profissionais que atuam na formação de motoristas conscientes e responsáveis, indo além de apenas ensinar a dirigir e se dedicando à educação para um trânsito mais seguro.

Quem é Mário Ricardo Carvalho
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, educador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “O Preço da Imprudência ”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.

Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM.

O especialista em trânsito está disponível para entrevistas e maiores esclarecimentos sobre o tema.

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Lula ameaça abandonar acordo Mercosul–UE se europeus adiarem votação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17)...

Financiamento de veículos fecha 2025 com 7,3 milhões de unidades

Levantamento realizado no Sistema...

Com início da restituição do Imposto de Renda, Serasa alerta idosos sobre golpes financeiros

Restituição do Imposto de Renda tem primeiro lote programado para 31 de maio, com prioridade a pessoas com 80 anos ou mais, com 60...