spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Especialista do NIC.br alerta para segurança da blockchain, HTTPS, VPN e outras na era da computação quântica


O Brasil deu mais um passo no desenvolvimento da computação quântica ao sediar um workshop internacional promovido pelo NIC.br, CGI.br e o Suzhou Quantum Center.

O evento, realizado na sede do NIC.br em São Paulo, contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e reuniu cientistas do Brasil e da China para discutir os avanços e desafios da nova era tecnológica.

Durante a programação, encerrada nos últimos dias, especialistas se aprofundaram em aplicações práticas de plataformas quânticas e discutiram o impacto da tecnologia em áreas críticas como segurança digital, criptografia e sistemas distribuídos.

Um dos pontos altos foi a análise dos riscos que computadores quânticos podem representar para algoritmos de criptografia amplamente utilizados na internet.

O coordenador do MCTI, Felipe Silva Bellucci, destacou que “foram discutidos os impactos da Computação Quântica nos algoritmos de criptografia atualmente utilizados, como RSA, DSA e ECC, que são baseados em números primos“. Sistemas com criptografia como HTTPS, VPNs, DNSSEC, blockchain e outros estão sob o risco da era quântica.

Blockchain e criptografia sob pressão na nova era quântica

Um dos especialistas do NIC.br alertou que algoritmos como RSA, DSA e ECC, fundamentais para o funcionamento de redes seguras e sistemas como o blockchain, podem ser comprometidos com o uso comum de computadores quânticos. O nome do especialista não foi revelado pelo MCTI em nota ao público.

A declaração acende um sinal de atenção para todo o ecossistema de criptomoedas, que hoje depende da criptografia assimétrica para garantir a inviolabilidade de transações.

Apesar dos riscos, os especialistas afirmaram que a ameaça ainda não é imediata. No entanto, a preparação técnica e a pesquisa avançada são fundamentais para que governos e empresas não sejam surpreendidos por uma mudança abrupta de cenário.

O workshop também apresentou plataformas desenvolvidas pelo Suzhou Quantum Center, que permitem acesso remoto a computadores quânticos na China com até 100 Qbits.

Além disso, a tecnologia teve testes aplicados na resolução de problemas reais durante as atividades. Por fim, fortaleceu a troca de experiências entre as equipes brasileiras e chinesas.

Brasil acelera projetos quânticos e participa do Ano Internacional da ONU

O evento marcou também o avanço das iniciativas do MCTI para posicionar o Brasil como ator relevante no setor quântico global. Entre os projetos destacados está o laboratório de tecnologias quânticas no CBPF, no Rio de Janeiro, e o Centro de Competência MCTI-Embrapii no Senai Cimatec, em Salvador, voltado à formação de profissionais e desenvolvimento de soluções nacionais.

O país também conta com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica. Este é um local voltado à pesquisa básica, e com um grupo de trabalho interministerial que define diretrizes para a Iniciativa Brasileira em Tecnologias Quânticas.

Esses esforços se somam à agenda global, já que 2025 recebeu a menção pela ONU como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas.

A mobilização internacional reflete o impacto que essas tecnologias terão sobre setores estratégicos, incluindo as finanças digitais.

Com a criptografia em xeque, a colaboração entre ciência, indústria e governos será decisiva para proteger estruturas vitais. Assim, tecnologias como a blockchain, que hoje sustentam bilhões em ativos e dados críticos ao redor do mundo, também devem se preparar.





Fonte: Livecoins

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Presidente do TCE-AM participa de homenagem ao subprocurador Marco Aurélio Choy, na Aleam

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, participou nesta segunda-feira (8) da sessão em homenagem ao advogado e subprocurador...

‘Inflação do aluguel’: IGP-M sobe em novembro

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecido como “inflação do...