GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 8, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Especialistas debatem direitos e desafios de indígenas em faculdade de Manaus



A jornalista e CEO da Cenarium, Paula Litaiff, e a advogada indígena Inory Kanamari (centro), junto a estudantes do curso de Direito da Faculdade Boas Novas (Alinne Bindá/Cenarium)

08 de maio de 2025

Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Especialistas das áreas de Direito e Jornalismo e Ciência participaram, nessa quarta-feira, 7, de um debate sobre os desafios e direitos de povos indígenas. O evento ocorreu no auditório Ana Lúcia Câmara, na Faculdade Boas Novas, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, Zona Sul de Manaus. Estudantes das turmas de Direito participaram do encontro, que também contou com a presença de professores universitários da instituição de ensino.

O encontro buscou fortalecer o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, integrando vozes acadêmicas, jurídicas, midiáticas e lideranças indígenas, assim como os universitários. Entre os palestrantes que participaram da roda de conversa estavam a CEO da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, a primeira advogada indígena do povo Kanamari, Inory Kanamari, a liderança do povo Botocudos do Uaimií, Bárbara Bo-Kren, e o consultor jurídico Roger Mayra.

O “Diálogo Interdisciplinar sobre Povos Indígenas” abordou temas relacionados aos povos originários com foco em justiça, cultura, memória e protagonismo indígena, dentre estes, destaca-se: desafios ambientais e plurinacionalidade; protagonismo indígena na sociedade contemporânea; e o papel da mídia e das políticas públicas como os principais pontos.

Palestra foi voltada a acadêmicos do curso de Direito (Luiz André Nascimento/Cenarium)

O coordenador-adjunto do curso de Direito da faculdade, Raphael Asafe, afirmou que recebe com alegria os palestrantes do evento e destaca que o debate é de grande importância para o público. Cada convidado do evento realizou doações de leite em pó, que serão entregues a moradores da comunidade Parque das Tribos, na Zona Norte de Manaus.

“É muita honra que a faculdade Boas Novas recebe o evento, um tema multidisciplinar. É um tema muito importante e a faculdade veio com olhos excelentes e é sempre um prazer tê-los aqui conosco”, afirmou Raphael.

Uma das palestrantes do evento, Litaiff defendeu que o diálogo interdisciplinar ajuda a combater estereótipos contra os povos originários. Para ela, que também é mestranda em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é necessário que haja mais iniciativas como essa para conscientização sobre o que classificou como grandeza da contribuição das etnias para a sociedade.

“O diálogo interdisciplinar contribui principalmente para combater os estereótipos contra os povos indígenas. É muito importante essa iniciativa da faculdade Boas Novas por promover o debate sobre a grandeza que existe entre as etnias e como elas ajudam e contribuem para a produção de conhecimento por meio dos saberes tradicionais”, declarou a CEO da CENARIUM.

A advogada Inory Kanamari, que é a primeira advogada indígena da sua etnia, defendeu que os povos originários e defensores da causa passem a ocupar lugar de fala em debates sobre o tema.”Eu acho muito importante que esses eventos que tratam das questões indígenas tragam pessoas indígenas para falar delas, ou seja, nada sobre nós, sem nós”, destacou.

Inory continuou: “Nós precisamos que a academia tenha esse olhar humanizado para com nós, os povos indígenas. Eu percebo que os universitários têm recebido [o tema] de forma positiva e de braços abertos, querendo entender sobre essa temática que ainda segue apagada e silenciada”.

Os alunos que fazem o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) marcaram presença no ato, de acordo com Raphael Asafe, porque, segundo ele, o tema é importante para a realização de provas oficiais.

A gente vê que nos dias de hoje precisamos observar os direitos de todos e os direitos dos indígenas também precisam ser observados que muitas vezes sofrem racismo, xenofobia, mas hoje a gente vê que as vozes estão sendo ouvidas”, completou o professor.

Leia mais: Comunidade Parque das Tribos terá laboratório de informática
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Servidora da Funai é acusada de beneficiar marido em contratos de R$ 500 mil

Rutileia atua na Coordenação Regional Vale do Javari e o esposo dela teria sido beneficiado em esquema (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM) ...

Duolingo expande catálogo com quase 150 cursos de idiomas

A plataforma de aprendizado de idiomas Duolingo anunciou, nesta quarta-feira (30), a adição de 148 novos cursos ao seu catálogo. Esta expansão, a...

Trump diz que está pronto para conversar com líderes mundiais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na noite de domingo (6) que está “aberto a conversar” com líderes mundiais...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo