spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Essa moto voadora parece ter saído do universo Star Wars


IA, fake, montagem. Esses termos apareceram em comentários sobre um vídeo publicado pela startup europeia Volonaut em 4 de maio, o “Dia de Star Wars“. Nele, uma pessoa vestida de scout trooper monta numa moto e voa floresta afora. Bem, o veículo é real.

Chamado de Airbike, o veículo tem design inspiradíssimo nas speeder bikes (ou só speeders) de Star Wars. O lançamento oficial ocorreu em 30 de abril, na semana do Star Wars Day.

O que 4 de maio tem a ver com Star Wars? Lida em inglês, a data (“May the 4th“) tem sonoridade parecida à frase “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”). É um dos dizeres mais famosos – senão o mais famoso – deste universo.

Airbike: a moto voadora que parece saída do universo Star Wars

Com visual futurista e sem hélices aparentes, a Airbike alcança até 200 km/h. Ela é feita com fibra de carbono e peças produzidas por impressoras 3D, o que a torna sete vezes mais leve que uma moto comum.

Ao contrário de um helicóptero, ela não precisa de pista para decolar ou pousar. A propulsão a jato permite que isso seja feito na vertical, em espaços pequenos como pátios ou terraços. Além disso, a falta de hélices externas aumenta a segurança.

A Airbike tem sistema próprio de estabilização que funciona com ajuda de um computador de voo. Com uma carga, ela consegue voar por até 40 quilômetros. E a bateria recarrega em menos de duas horas. Isso significa que dá para fazer várias viagens por dia sem grandes pausas. Em tese, pelo menos.

Para garantir a segurança, a moto voadora vem equipada com sensores LIDAR. Eles detectam obstáculos e evitam colisões, segundo a Volonaut. Ela também usa tecnologia de geofencing (impede voo em áreas proibidas), igual drones.

Leia mais:

O preço inicial da Airbike é de US$ 120 mil (aproximadamente R$ 690 mil em conversão direta). Mas a Volonaut já anunciou que pretende lançar uma versão mais acessível – isto é, menos cara – em 2026.

Atualmente, países como Estados Unidos, Japão e Emirados Árabes Unidos discutem regras para esse tipo de veículo. Enquanto isso, Europa e América Latina ficam de olho. O futuro chegou. E ele vem voando.

O Olhar Digital noticiou recentemente a descoberta de um planeta, batizado de 2M1510 (AB) b. Ele orbita duas anãs marrons ao mesmo tempo, num ângulo de 90 graus. Chamado de “planeta polar”, ele gira acima e abaixo das estrelas, e não ao redor, como é mais comum.

Planetas em sistemas binários já foram observados antes – inclusive, foram apelidados de “mundos Tatooine”, em referência ao planeta de Star Wars habitado por colonos humanos e espécies de diversas origens. Neste planeta, é possível ver dois sóis no céu. 

Na saga Star Wars, o planeta Tatooine tem dois sóis (Imagem: Divulgação/Lucasfilm/Disney)

No entanto, os 16 encontrados anteriormente orbitam no mesmo plano no qual as estrelas se movimentam.

O que torna esse novo achado – descrito num artigo publicado na revista Science Advances em abril – tão especial é seu ângulo de órbita ser completamente perpendicular ao das estrelas.

Isso levanta uma dúvida fascinante: como seria viver em um planeta com dois sóis? Saiba nesta matéria do Olhar Digital.



Fonte: Olhar Digital

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Lançado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (11), o estudo inédito Demografia da Enfermagem do Brasil mostrou que o número de postos de...

Contudo, o número não equivale à quantidade de profissionais empregados na região, uma vez que um mesmo trabalhador pode ocupar mais de um...

Presidente do TCE-AM dá prazo para que Prefeitura de Manaus responda sobre recursos do Fundeb

Por meio de decisão monocrática, a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, concedeu prazo de cinco dias úteis para...