GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
31.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 23, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Esse pode ser o segredo para, em alguns casos, restaurar a visão

[ad_1]

Estudo revela a capacidade de regeneração e restauração da função visual em modelos experimentais

retina
Imagem: Adria Black/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

A Universidade Médica de Wenzhou e parceiros identificaram uma população de células-tronco retinianas humanas com potencial para regenerar o tecido da retina e restaurar a visão, uma descoberta significativa para o tratamento da degeneração retinal, como retinite pigmentosa e degeneração macular.

Essas condições causam a perda irreversível de células sensíveis à luz na retina, e, embora os tratamentos atuais possam retardar o progresso, não substituem o tecido danificado. A perda de visão causada pela degeneração da retina afeta milhões em todo o mundo.

Por décadas, pesquisadores investigaram a possibilidade de usar células-tronco para regenerar a retina humana, um processo já observado em peixes e anfíbios.

Leia mais:

Descobertas oferecem novas esperanças para doenças oculares degenerativas – Imagem: goffkein.pro/Shutterstock

Descobertas do estudo

  • No estudo publicado na Science Translational Medicine, os cientistas identificaram células-tronco na retina periférica de tecido fetal humano, com características de autorrenovação e capacidade de se diferenciar nos diferentes tipos de células da retina.
  • Em organoides retinianos, essas células se moveram para áreas danificadas e geraram novas células retinianas.
  • Os testes em modelos de degeneração retiniana em camundongos mostraram que as células transplantadas permaneceram viáveis por até 24 semanas, se integraram à retina e restauraram a estrutura e a função visual.
  • Em comparação com outras células progenitoras, essas células-tronco se destacaram pela capacidade de diferenciação e viabilidade a longo prazo.

Os resultados indicam que organoides retinianos podem ser uma fonte promissora para o desenvolvimento de terapias regenerativas. Mais estudos serão necessários para avaliar a segurança, a compatibilidade imunológica e a eficácia em modelos que se assemelham mais à doença humana.

Estudo pode revolucionar o tratamento da degeneração visual – Imagem: Tocarciuc Dumitru/iStock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


[ad_2]

Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

FAS completa 15 anos beneficiando mais de 200 mil famílias na Amazônia

Indicadores socioambientais mostram que as ações da FAS contribuíram para aumento da renda das comunidades vulneráveis, na redução do desmatamento, no incentivo à educação...

Maioria das postagens é a favor da decisão que tornou Bolsonaro réu – Política – CartaCapital

Um levantamento feito pelo instituto de pesquisa e inteligência de dados Nexus mostra uma derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais após...
spot_imgspot_img