Estudante de medicina debocha saúde pública prefeito rebate


O prefeito de Paço do Lumiar (MA), Fred Campos (PSB), anunciou nesta terça-feira (12) o cancelamento do convênio de estágio entre a prefeitura e o curso de medicina da Universidade Ceuma após a repercussão de um vídeo publicado por um estudante nas redes sociais. Na postagem, o aluno ironiza o município onde realizaria atendimento durante o estágio em uma unidade de saúde da rede pública.

A decisão ocorreu após o estudante compartilhar um vídeo em que aparece filmando o tênis branco que usava e, na sequência, a fachada da unidade de saúde onde cumpriria as atividades acadêmicas. Na legenda, escreveu: “Meu tênis branquinho da ON vendo que não está mais em uma prateleira em Zurique e sim indo atender paciente no c# do Maranhão”. A publicação foi acompanhada de um áudio-meme com a frase: “Acaba, pelo amor de Deus, acaba pelo amor de Deus”.

A publicação gerou forte reação nas redes sociais e foi interpretada por moradores e autoridades locais como ofensiva à cidade da Região Metropolitana de São Luís.

Em vídeo de resposta, o prefeito afirmou que a postagem representa uma postura incompatível com a profissão médica e anunciou a suspensão do convênio de estágios com a universidade. “Uma pessoa sem o mínimo de trato social não pode querer cuidar da vida das pessoas”, declarou Fred Campos, classificando o episódio como “preocupante” e afirmando que o conteúdo divulgado revela “o nível baixo de médico” que estaria sendo formado no estado.

O gestor municipal também disse que encaminhará uma representação criminal ao Ministério Público do Maranhão e à Polícia Civil contra o estudante, alegando possível prática de injúria qualificada. “Por enquanto, o Ceuma está proibido de mandar estagiários para dentro do município de Paço, até que comprovem à cidade que os alunos têm humanidade, que sabem viver em sociedade”, disse.

Assista ao vídeo do prefeito:

Respostas dos envolvidos

Em nota, a Universidade Ceuma afirmou que não compactua com comportamentos incompatíveis com os princípios éticos exigidos dos estudantes da área da saúde e informou que a conduta do aluno será apurada individualmente, conforme o regimento interno e os termos do convênio firmado com o município.

A instituição também pediu desculpas à população de Paço do Lumiar “por qualquer desconforto causado pelo episódio” e reiterou que atitudes individuais “não representam os valores da universidade nem o comportamento da ampla maioria dos estudantes”.

Apesar disso, a universidade lamentou medidas que possam gerar “prejuízo coletivo a estudantes sem relação com o ocorrido”, em referência indireta à suspensão do estágio para os demais alunos.

A turma do 4º período de medicina da unidade, da qual o estudante faz parte, também divulgou uma nota de repúdio. Os colegas classificaram a publicação como incompatível com “os princípios éticos, morais e profissionais que norteiam a formação médica”.

“Comportamentos antiéticos não devem ser normalizados nem tolerados dentro do ambiente universitário”, afirmaram os estudantes, ressaltando que a atitude “não representa a turma”.

Após a repercussão do caso, a mãe do estudante saiu em defesa do filho e afirmou que a intenção da publicação não era atacar diretamente a população ou os profissionais da saúde do município, mas fazer referência às dificuldades de acesso à unidade de atendimento, especialmente às condições da estrada.

Segundo ela, o estudante reconheceu o erro e demonstrou arrependimento. “Foi uma fala impulsiva e impensada de um jovem, não um ataque deliberado contra a população ou os serviços públicos”, afirmou.

A mãe também criticou a exposição do caso pelo prefeito nas redes sociais e disse que a família passou a sofrer ataques e ameaças após a viralização do episódio. “Não estamos falando de um criminoso, mas de um estudante que escreveu uma enorme besteira em um momento isolado”, declarou, pedindo a retirada da publicação feita pelo prefeito.





ICL – Notícias

Venezuela: Idosa e criança são salvas após 3 dias soterradas

Do Brasil de Fato As equipes de resgate na Venezuela correm contra o...

Aqui na terra tão jogando futebol

Mais uma vez, nesta Copa, os olhos do planeta se voltam para...

Amazonas Repórter

Tudo

Brasil pode se tornar protagonista na transição energética global

Com recursos naturais em abundância, o Brasil está em posição privilegiada para liderar a transição energética mundial – uma transformação essencial para enfrentar...

Depois do desmonte, o maior investimento na história do SUS

Por Alexandre Padilha e Adriano Massuda O governo do presidente Lula consolidou a...

Agenda de cursos de agosto do projeto “Confeitaria em Casa” inicia nesta quinta-feira (17)

O Grupo Queiroz, que este mês completa 30 anos de atuação, está com inscrições abertas para os cursos do projeto “Confeitaria em Casa”. A...