Ação da Escola Superior da Defensoria Pública ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), com a participação de estagiários, defensores públicos e representantes do abrigo, que dá assistência a crianças e famílias em situação de risco
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) entregou, nesta quarta-feira (13), os alimentos arrecadados durante o processo seletivo de estágio em Direito ao Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (NACER). Ao todo, foram doados 149 quilos de alimentos não-perecíveis.
O diretor da Esudpam, o defensor público Helom Nunes, enfatizou a importância do processo seletivo para garantir a impessoalidade e a melhor qualidade do serviço dos estagiários da instituição.
“A Defensoria estabeleceu por meio de resolução que o processo seletivo é o meio pelo qual os estagiários vão acessar a instituição. Isso também repercute para a comunidade, já que o assistido vai ter a certeza de que aquele estagiário que está trabalhando passou por um crivo”, afirma Helom Nunes.
Além do papel social da Defensoria, a entrega de alimentos busca despertar no estagiário o compromisso em colaborar com as pessoas mais pobres. Por essa razão, a Administração realiza a inscrição do processo seletivo por meio de doação de alimentos não-perecíveis.
“Nessa atividade especial, a entrega também está sendo feita pelos estagiários, ou seja, os estagiários fizeram as doações e quem está fazendo a entrega são dois estagiários de Direito, que estão representando a Defensoria Pública. Isso já gera um compromisso neles, de não só fornecer assistência jurídica, mas também de atender e enfrentar a vulnerabilidade com uma função social”, avalia o defensor.
Participaram da ação: a defensora pública e coordenadora da Central de Estágio da DPE-AM, Hélvia Castro, os estagiários Luana Pinheiro e Rodrigo de Souza, que representaram a Defensoria na ação, o diretor do NACER, Cleslley Rodrigues, e a equipe da associação.
“É gratificante poder participar dessa ação enquanto estagiário, principalmente por possuir uma destinação solidária, contribuindo com pessoas e instituições que mais precisam desses alimentos”, disse o estagiário Rodrigo de Souza.
Cleslley Rodrigues agradeceu a doação dos alimentos e destacou a importância de ações como essa para o funcionamento da associação. “Enfrentamos inúmeros desafios, o trabalho no terceiro setor é, de fato, dessa forma, então contamos com a solidariedade do poder público e da sociedade civil. Isso é o que compõe a força de todo o nosso trabalho”, declarou.
Texto: Isabella Lima
Fotos: Márcio Silva/DPE-AM