spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

EUA suspendem emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil, diz TV


O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, suspendeu a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. Ainda não está claro quais tipos de vistos estariam sujeitos à restrição. A informação foi dada pelo canal de televisão Fox News.

A emissora americana afirma ter tido acesso a um documento do Departamento de Estado dos EUA que orienta funcionários consulares a negar vistos enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação. O Itamaraty afirma que não foi informado a respeito de qualquer medida relativa a suspensões de vistos para o Brasil.

A medida do governo Trump teria como objetivo barrar a entrada de solicitantes que, segundo o governo, poderiam se tornar dependentes de assistência social ou representar um custo para serviços públicos americanos.

Segundo um integrante do governo Trump, os EUA podem fazer uma análise a respeito da quantidade de brasileiros que recebem benefícios sociais no país para, a partir disso, tomar uma decisão relativa à revisão da emissão de vistos.

Uma série de fatories, incluindo saúde, idade, proficiência em inglês e situação financeira, seriam levados em consideração para a análise. Segundo a Fox News, a restrição terá início no próximo dia 21 e ficará em vigor por tempo indeterminado.

Além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também aparecem na lista.

EUA suspendem emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil, diz TV
EUA suspendem emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil, diz TV

Vistos revogados pelo governo dos EUA

Na segunda (12), o Departamento de Estado anunciou que revogou mais de 100 mil vistos desde que o presidente Donald Trump voltou à Casa Branca em janeiro do ano passado. O governo Trump tem feito uma repressão a imigrantes, com batidas de agentes sem identificação em cidades por todo país e a deportação até mesmo de pessoas com vistos válidos. Os EUA também adotaram uma política mais rigorosa na concessão de vistos, com verificação de redes sociais e triagem expandida dos candidatos.

“O Departamento de Estado já revogou mais de 100 mil vistos, incluindo cerca de 8.000 vistos de estudantes e 2.500 vistos especializados para indivíduos abordados por forças de segurança dos EUA por atividade criminosa. Continuaremos a deportar esses bandidos para manter a América segura”, disse o departamento em uma publicação no X.

 





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Por que as lhamas cospem nas pessoas?

Lhamas são animais dóceis à primeira vista, mas podem reagir com atitudes inesperadas quando se sentem ameaçadas ou incomodadas. Uma das mais conhecidas...

Estudantes da Prefeitura de Manaus são formados em protetores ambientais mirins pela Polícia Ambiental

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental e o Batalhão de Policiamento...

Governo propõe meta fiscal zero para 2025

O governo propôs uma meta de superávit primário zero para 2025, confirmaram nesta segunda-feira os ministérios da Fazenda e do Planejamento, em uma redução...