GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

EUA x China: mais popular que o ChatGPT, chinês DeepSeek pode ser ‘revolução na IA’

A startup chinesa DeepSeek criou um assistente gratuito que pode marcar um ponto de virada global no nível de investimento necessário para o desenvolvimento de uma Inteligência Artificial. Com um novo modelo de mercado, lançado no último dia 10 de janeiro, a empresa usa menos dados e por um custo menor que os modelos mundialmente estabelecidos.

Os modelos de IA, do ChatGPT à DeepSeek, exigem chips avançados para alimentar seu treinamento. Desde 2021, o governo Biden ampliou o escopo de proibições destinadas a impedir que esses chips sejam exportados para a China e usados para treinar modelos de IA de empresas chinesas.

A IA criada na China é alimentada pelo modelo DeepSeek-V3, que, segundo seus criadores, “está no topo da tabela entre modelos de código aberto e rivaliza com os modelos de código fechado mais avançados do mundo”. O aplicativo de IA vem crescendo em popularidade entre os usuários dos EUA.

O crescimento da IA chinesa derruba visões amplamente difundidas sobre a primazia dos EUA em IA e a eficácia dos controles de exportação de Washington visando os recursos avançados de chip e IA da China.

DeepSeek

DeepSeek: alta inovação tecnológica

A empresa adota estratégias de alta inovação tecnológica, como “Reinforcement Learning” (Aprendizado por Reforço): permite que os modelos aprendam por tentativa e erro; “Mixture-of-Experts Architecture (MoE)”: ativa apenas uma fração dos parâmetros do modelo para tarefas específicas, economizando recursos computacionais; “Multi-Head Latent Attention (MLA)”: melhora a capacidade dos modelos de processar dados e identificar padrões complexos.

A startup segue o modelo “open-weight”, parcialmente aberto, o que permite aos pesquisadores acessarem seus algoritmos. Isso democratiza o acesso à IA avançada e promove maior colaboração na comunidade global de pesquisa.

Especialistas acreditam que a startup pode provocar uma revolução no mercado de IA, levando empresas estabelecidas a reduzir custos e buscar inovações mais sustentáveis. “O sucesso do DeepSeek mostra que eficiência e inovação podem ser tão importantes quanto poder bruto”, disse François Chollet, pesquisador em Seattle, à Nature, ressaltando o impacto geopolítico da DeepSeek no papel estratégico da IA na competição entre China e EUA.

Desafios da IA chinesa DeepSeek

Pouco se sabe sobre a empresa por trás da DeepSeek, uma pequena startup sediada em Hangzhou e fundada em 2023, quando o Baidu, gigante dos mecanismos de busca, lançou o primeiro modelo chinês de linguagem de grande escala de IA.

Desde então, dezenas de empresas chinesas de tecnologia, grandes e pequenas, lançaram seus próprios modelos de IA, mas a DeepSeek é a primeira a ser elogiada pelo setor de tecnologia dos EUA por igualar ou até mesmo superar o desempenho dos modelos de ponta norte-americanos.

Apesar de sua ascensão meteórica, a DeepSeek enfrenta alguns desafios. Por exemplo, a empresa precisa construir uma reputação confiável fora da China para competir com gigantes como OpenAI e Google.

Outro exemplo: a censura. Seus modelos estão sujeitos a restrições governamentais que podem limitar sua adoção em mercados internacionais. Por último, as limitações de hardware: sem acesso irrestrito a chips avançados, a DeepSeek precisará continuar inovando para superar suas desvantagens computacionais.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

compras ficam mais caras a partir de hoje

Olhar Digital > Pro > Shopee, Shein e AliExpress: compras ficam mais caras a partir de hoje Aumento da tributação sobre produtos importados e...

Nove em cada dez agressões contra mulher foram presenciadas por alguém

Nove em cada dez agressões cometidas contra mulheres nos últimos 12 meses, o equivalente a 91,8%, foram testemunhadas por outras pessoas. A maioria (86,7%) pertencente ao círculo...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo