Nesta sexta-feira (22), o Centro de Ensino Literatus realiza uma live sobre Robótica Educacional e seus desdobramentos para a profissão na área de Tecnologia da Informação. O evento é gratuito e será transmitido às 15h, no canal do YouTube da instituição, por meio do link https://youtube.com/@ GrupoLiteratusEducacional.
A live é aberta ao público em geral e conta com a participação dos especialistas em Ensino Tecnológico Gilmara Maquiné e Almir Oliveira, que irão falar da atuação profissional na área da robótica, que tem estimulado a criatividade de crianças e jovens na busca por soluções e desenvolverem suas competências por meio de projetos e dinâmicas.
“Temos realizado uma série de eventos para a população para mostrar o quanto esse é um mercado promissor e deve ampliar muito as oportunidades para os novos profissionais”, destacou a coordenadora da plataforma de cursos do Literatus, Aline Miranda.
Conheça os especialistas
Gilmara Maquiné possui formação Técnica em Informática, é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e mestra Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Gilmara é membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino e doutoranda em Ensino Tecnológico, pesquisando atualmente na Linha de Pesquisa “Alternativas Mediadoras para a Eficácia do Ensino e Aprendizagem em Contextos Tecnológicos”.
A profissional já atuou como docente em cursos técnicos na área de Informática e pesquisa nas áreas de Ensino Tecnológico, Sistemas de Informações e Banco de Dados. Ela também tem experiência em desenvolvimento de software e atua na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como Técnica em Tecnologia da Informação.
Já Almir Oliveira é graduado em Licenciatura em Informática, possui especialização em Informática na Educação, mestre em Ensino Tecnológico, e é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas.
Atualmente ele é professor da Universidade do Estado do Amazonas, com áreas de pesquisas centradas em: Aprendizagem Criativa; Aprendizagem Baseada em Projetos; Objetos de Aprendizagem; Robótica Educacional; Computação Física; Pensamento Computacional; Educação em Computação; Metodologias Ativas; Didática no Ensino de Computação; Práticas de Ensino de Computação e Formação de Professores.