GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
30.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

‘Evidente fuga’, diz Moraes ao determinar prisão de sobrinho de Bolsonaro



Alexandre de Moraes e Leo Índio (Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

03 de abril de 2025

Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, nesta quarta-feira, 2, que a ida de Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, para a Argentina após o recebimento de uma denúncia contra ele, oferecida pela Procuradoria Geral da República (PGR), aponta para a “evidente fuga”. A informação consta na decisão que ordenou a prisão preventiva do primo dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), assinada pelo juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha às 13h17.

De acordo com o STF, Léo Índio, que é investigado pelo ataque às sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do Supremo, em 8 de janeiro de 2023, descumpriu medidas cautelares impostas pela Justiça, como a proibição de deixar o Brasil. Em manifestação nos autos do processo, a defesa do investigado confirmou que ele está em uma residência localizada na cidade de Puerto Iguazú, no País vizinho.

“Efetivamente, verifica-se que o réu demonstrou ampla intenção de sair do território nacional com a finalidade de se evadir do distrito de culpa, uma vez que o acusado tendo plena ciência do cancelamento de seu passaporte, deliberadamente fugiu do Brasil, tendo ingressado na Argentina com o documento de identidade em razão da desnecessidade de apresentação obrigatória de passaporte em países do Mercosul”, diz trecho da decisão.

Trecho da decisão (Reprodução)

A decisão também aponta que a defesa do acusado disse ao STF que Léo Índio deve permanecer na Argentina até o dia 4 de junho de 2025. O documento não menciona, no entanto, por qual motivo ele ficaria no País por vários meses. “Dessa forma, a evidente fuga do distrito da culpa em virtude do recebimento da denúncia em face do réu, demonstra a legitimidade da imposição da prisão preventiva para assegurar a aplicação da lei penal”, diz outro trecho da decisão.

Trecho da decisão (Reprodução)
Prisão foi pedida pela PGR

Nessa terça-feira, 1°, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, havia pedido a prisão de Leonardo Rodrigues de Jesus. Na manifestação enviada ao STF, Gonet afirmou que o sobrinho de Bolsonaro violou as medidas cautelares que deveria cumprir ao responder ao processo em liberdade.

Ao se evadir para a Argentina, Leonardo Rodrigues de Jesus deliberadamente descumpriu medida cautelar alternativa à prisão, a evidenciar sua insuficiência, o descaso com a aplicação da lei penal e desrespeito às decisões emanadas pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou o procurador.

Na semana passada, Léo Índio deu uma entrevista para a Rádio Massa FM, de Cascavel (PR), e confirmou que está no país vizinho há 20 dias porque tem medo de ser preso. Conforme a acusação, ele participou dos atos de 8 de janeiro e fez publicações nas redes sociais durante as invasões.

Com a decisão que o tornou réu, o sobrinho de Bolsonaro vai responder pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado da União.

Leia também: PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro após fuga para Argentina



Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Ex-presidente do IRB apresenta ao TCE-AM novo medidor de gestão dos municípios

Com a proposta de implantar uma metodologia nova de avaliação de aspectos do desenvolvimento dos municípios brasileiros, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas...

Manu Gavassi mostra “último registro da gestação” em casa nova; veja fotos

A cantora e atriz Manu Gavassi, 32, publicou em suas redes sociais nesta sexta-feira (21) fotos suas mostrando o barrigão de oito meses e disse...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo