ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Filho de brasileiros, o ex-deputado republicano dos Estados Unidos, George Santos, foi condenado a sete anos de prisão, nesta sexta-feira (25). A juíza Joanna Seybert sentenciou o político a 87 meses de detenção.
Nos Estados Unidos, George Santos mentiu sobre sua história de vida e cometeu fraude contra doadores de campanha. Ainda não há informações sobre quando ele irá começar a cumprir a pena.
George teve mandato por pouco mais de um ano na Câmara dos EUA antes de ser expulso por seus colegas da Câmara em 2023. Em agosto do ano passado, ele se declarou culpado em agosto do ano passado por fraude eletrônica federal e falsidade ideológica.
O ex-deputado confessou ter enganado doadores e roubado a identidade de uma dezena de pessoas, incluindo membros de sua própria família, para financiar sua campanha. George Santos concordou em pagar cerca de US$ 580 mil em multas, além de cumprir pena de prisão.
Na quinta-feira (24), após o início do julgamento, George afirmou que estava “bem quanto qualquer ser humano poderia estar, dadas as circunstâncias” e “pronto para encarar as consequências”.
Julgamento de George Santos
No julgamento, os promotores, que solicitaram os 87 meses de prisão, argumentaram que ele “continua sem arrependimento” e não demonstrou remorso genuíno, apesar do que afirma. Eles citam comentários recentes que Santos fez nas redes sociais, nos quais se apresenta como vítima de abuso por parte da promotoria.
George Santos mentiu sobre sua história de vida e cometeu fraude contra doadores de campanha nos EUA. (Foto: AFP)
Em texto enviado ao tribunal, George afirmou estar “profundamente arrependido” por seus crimes, mas disse que a pena proposta pelos promotores é severa demais. Os advogados pediram uma pena de dois anos de prisão, que é a pena mínima obrigatória para o crime de roubo de identidade qualificado.
Santos foi eleito em 2022, ao conquistar para o Partido Republicano um distrito rico que cobre partes do Queens e de Long Island, até então um reduto democrata. Após a eleição, descobriu-se que George havia mentido sobre grande parte de sua trajetória, apresentando-se como um empresário bem-sucedido que havia trabalhado em prestigiadas empresas de Wall Street e possuía um valioso portfólio imobiliário.
George Santos, na realidade, enfrentava dificuldades financeiras e até processos de despejo.
Fonte: ICL Notícias