GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Faculdade Santa Teresa promove seminário sobre Extensão e Iniciação Científica

A Faculdade Santa Teresa promove, no próximo dia 22 de novembro, o Seminário de Extensão 2023. O tema central é “Extensão também é Ciência” e o objetivo do evento é a troca de experiências e a integração para a construção do conhecimento nas diversas áreas de formação.

O seminário será realizado no auditório da FST, das 8h30 às 11h30, e das 18h30 às 21h30. Durante o seminário, os alunos apresentarão os resultados das atividades de extensão, durante as quais eles realizam atendimentos à comunidade, dentro de suas áreas de formação, colocando em prática o que aprendem em sala de aula.

Além de uma ótima oportunidade para os alunos enriquecerem seus conhecimentos e currículo, esse encontro faz parte de um planejamento que pretende levá-los a tomar consciência do porquê da extensão. Não é apenas uma atividade para ganhar nota, mas para aprender mais, se empoderar e desenvolver autonomia na construção do seu conhecimento”, explica a professora Suelania Figueiredo, coordenadora de Pesquisa e Extensão da FST.

A extensão passou a estar na matriz dos cursos universitários como componente curricular em 2018, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Educação. “Nós temos extensão em todos os cursos e em todos os períodos, exceto o último, quando o aluno está mais dedicado às atividades de conclusão”, explica a coordenadora.

Certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior com o selo de instituição socialmente responsável, a FST tem uma extensão planejada desde o primeiro período dos cursos, envolvendo a elaboração do projeto e o desenvolvimento de atividades em comunidades, onde levam os serviços correspondentes às suas formações acadêmicas.

São exemplos de atividades executadas na sede da FST, a oferta de serviços de orientação jurídica e a realização de oficinas de empreendedorismo, educação financeira, moda e atendimento psicológico, entre outros. Em outras atividades, são os alunos que vão até às comunidades para levar os serviços.

“É importante o aluno perceber que, enquanto ele aprende a teoria nas salas de aula, ele coloca tudo isso em prática nas comunidades, escolas municipais e estaduais, prestando serviços na área que está se formando e desenvolvendo, assim, o espírito humanista e crítico”, diz a coordenadora.

O que os alunos vivem durante a extensão, segundo ela, está sendo transformado em e-book, com o “Relato de Experiência”, atividade obrigatória no final de cada período. “Vamos fazer o terceiro e o quarto e-book, agora, com o tema extensão e também iniciação científica, concomitantemente”, conclui.

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Pastoral da Pessoa Idosa promove café da manhã pelo dia das mães

O café da manhã em homenagem ao dia das mães foi oferecido no auditório da Arquidiocese de Manaus, no centro da cidade, na manhã...

Casa Mamãe Margarida recebe ação social para apoio ao bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A Casa Mamãe Margarida, instituição fundada em 1986 que atende crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, recebe no dia 10...

Onças são flagradas na estrada do Jamanã, em Itacoatiara-AM

Imagem divulgadas nas redes sociais nesta manhã de quinta-feira, 11, registraram o exato momento em que duas onças, uma "Pintada" e a outra "Preta",...
spot_imgspot_img