A Faculdade Santa Teresa promove, no próximo dia 22 de novembro, o Seminário de Extensão 2023. O tema central é “Extensão também é Ciência” e o objetivo do evento é a troca de experiências e a integração para a construção do conhecimento nas diversas áreas de formação.
O seminário será realizado no auditório da FST, das 8h30 às 11h30, e das 18h30 às 21h30. Durante o seminário, os alunos apresentarão os resultados das atividades de extensão, durante as quais eles realizam atendimentos à comunidade, dentro de suas áreas de formação, colocando em prática o que aprendem em sala de aula.
“Além de uma ótima oportunidade para os alunos enriquecerem seus conhecimentos e currículo, esse encontro faz parte de um planejamento que pretende levá-los a tomar consciência do porquê da extensão. Não é apenas uma atividade para ganhar nota, mas para aprender mais, se empoderar e desenvolver autonomia na construção do seu conhecimento”, explica a professora Suelania Figueiredo, coordenadora de Pesquisa e Extensão da FST.
A extensão passou a estar na matriz dos cursos universitários como componente curricular em 2018, por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Educação. “Nós temos extensão em todos os cursos e em todos os períodos, exceto o último, quando o aluno está mais dedicado às atividades de conclusão”, explica a coordenadora.
Certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior com o selo de instituição socialmente responsável, a FST tem uma extensão planejada desde o primeiro período dos cursos, envolvendo a elaboração do projeto e o desenvolvimento de atividades em comunidades, onde levam os serviços correspondentes às suas formações acadêmicas.
São exemplos de atividades executadas na sede da FST, a oferta de serviços de orientação jurídica e a realização de oficinas de empreendedorismo, educação financeira, moda e atendimento psicológico, entre outros. Em outras atividades, são os alunos que vão até às comunidades para levar os serviços.
“É importante o aluno perceber que, enquanto ele aprende a teoria nas salas de aula, ele coloca tudo isso em prática nas comunidades, escolas municipais e estaduais, prestando serviços na área que está se formando e desenvolvendo, assim, o espírito humanista e crítico”, diz a coordenadora.
O que os alunos vivem durante a extensão, segundo ela, está sendo transformado em e-book, com o “Relato de Experiência”, atividade obrigatória no final de cada período. “Vamos fazer o terceiro e o quarto e-book, agora, com o tema extensão e também iniciação científica, concomitantemente”, conclui.