O blecaute afetou cerca 2,4 milhões de pessoas que vivem nas cidades atingidas pelo apagão (Reprodução redes sociais)
08 de março de 2025
Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Um apagão atingiu Manaus entre a noite de sexta-feira, 7, e a madrugada deste sábado, 8. De acordo com a concessionária Amazonas Energia, o blecaute foi causado pelo desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Silves. A queda no fornecimento de energia elétrica também afetou a Região Metropolitana e os municípios amazonenses de Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.
O blecaute afetou cerca 2,4 milhões de pessoas que vivem nas cidades atingidas pelo apagão. Em nota, a concessionária informou que o fornecimento para as áreas afetadas começou a ser restabelecido, de forma gradativa, às 00h52. O procedimento só foi adotado após orientações do Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração de energia no País.
Nas redes sociais, usuários relataram que além da queda no fornecimento de energia elétrica, houve instabilidade nos serviços de telefonia e conexão de internet em operadoras que atuam na capital e nas cidades afetadas pelo blecaute. “Foi embora a energia e ela levou a internet também. Que isso Manaus?”, questionou um internauta.
Por volta de 4 horas da madrugada deste sábado, a Amazonas Energia havia informado, em novo comunicado, que 85% do fornecimento de energia estava normalizado. Conforme a concessionária, os municípios no interior que foram afetados estavam com o fornecimento normalizado. Em comentários na publicação da empresa, clientes manifestaram descontentamento com o fato.
“Voltou a energia e faltou novamente, que piada é esse serviço de vocês, hein“, disse um usuário. “Cadê essa energia que não volta, já são 4:20 da manhã e nada ainda“, mencionou um. “Muito ativo nas redes sociais e nada ativo pra resolver o problema. Desde as 23 sem energia“, reclamou outro.
Uma moradora de Parintins informou que o fornecimento de energia foi normalizado no município, mas houve interrupção novamente: “Parintins tá uma bost*, foi e voltou e agora estamos sem energia de novo, eu praticamente não dormi”, disse, em tom de revolta.
Leia mais: Apagão nacional deixa Estados da Região Norte sem energia
Editado por Izaías Godinho
Fonte: Agência Cenarium