A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira, 19, na Rua da Paz, no bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte de Manaus (Jadson Lima/CENARIUM)
19 de março de 2025
Jadson Lima – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O ajudante de pedreiro Elias Tavares, de 31 anos, afirmou à CENARIUM que a esposa e os filhos estavam em uma unidade de saúde da capital no momento em que a residência da família foi destruída por um deslizamento de terra. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira, 19, na Rua da Paz, no bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte de Manaus.
De acordo com o homem, a situação de risco foi comunicada às autoridades há cerca de um mês e meio, “mas não puderam fazer nada”. “Hoje aconteceu isso aí que vocês estão vendo, esse deslizamento. Perdi a minha casa, perdi tudo, minhas coisas”, declarou Elias, emocionado, enquanto segurava o cachorro da família.
Após perder tudo o que tinha, ele afirmou que ficará na casa da mãe, que está localizada no bairro Cidade de Deus, na mesma zona da capital amazonense. Quando falou à reportagem, a família dele já estava no local. Elias também mencionou a ajuda humanitária que vem recebendo da população e de secretarias que estão no local para mapear as famílias que ficaram desabrigadas.
A CENARIUM apurou que, até este momento, cerca de 18 famílias precisaram deixar suas casas, que foram classificadas pela Defesa Civil como área de risco. Não há um número exato de pessoas afetadas até o momento. O acidente deixou quatro pessoas soterradas, mas todas foram resgatadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM).
Mais cedo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou, por meio de nota à imprensa, a morte de Sammya Costa Maciel, de 48 anos. De acordo com informações da pasta, ela chegou ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, localizado na avenida Autaz Mirim, na Zona Norte de Manaus. Mais três pessoas foram resgatadas com vida.
Leia mais: Alagamentos e deslizamentos são registrados após forte chuva em Manaus
Fonte: Agência Cenarium