spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

FBI faz buscas na casa de repórter do Washington Post e apreende celular e notebooks


Agentes do FBI realizaram buscas na casa da repórter do Washington Post, Hannah Natanson, em Virgínia (EUA), nesta quarta-feira (14). Durante a ação, os agentes apreenderam dois notebooks, um celular e um relógio inteligente. A operação faz parte de uma investigação sobre vazamentos de informações confidenciais do governo dos Estados Unidos. O jornal classificou a medida como “extremamente incomum e agressiva”.

Segundo o Washington Post, Natanson foi informada de que não é alvo da investigação nem acusada de qualquer irregularidade.

A apuração do FBI teria como foco Aurelio Perez-Lugones, funcionário terceirizado do Pentágono, acusado de imprimir ilegalmente informações oficiais de defesa nacional e compartilhar com a imprensa. Materiais marcados como “secretos” teriam sido encontrados no carro e na casa dele. Perez-Lugones tinha acesso aos documentos, mas não autorização para retirá-los das dependências oficiais.

A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, confirmou a operação em publicação nas redes sociais e afirmou que o mandado foi executado a pedido do Departamento de Defesa. Segundo ela, o responsável pelo vazamento está preso e o governo Trump não vai tolerar a “divulgação ilegal” de informações consideradas “sensíveis à segurança nacional”. A Casa Branca também afirmou que vazamentos desse tipo colocam em risco “militares” e “interesses estratégicos do país”.

O Washington Post destacou que Natanson cobre a Casa Branca e acompanha de perto a reformulação do governo federal promovida por Donald Trump. Entre suas últimas reportagens, estão mudanças na previdência social americana e a demissão de diversos embaixadores. A direção do jornal afirmou que ações desse tipo contra jornalistas são “altamente incomuns e agressivas”.

Embora investigações sobre documentos confidenciais sejam comuns em Washington, a busca na residência de uma repórter é vista por entidades e analistas como uma escalada na relação já tensa entre o governo Trump e a imprensa. No ano passado, Bondi revogou uma política da gestão Biden que restringia o acesso de autoridades a registros telefônicos de jornalistas em apurações sobre vazamentos.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Pioneirismo feminino: diretora é primeira mulher a representar a FAF em cerimônia de título brasileiro

Diretora de Comunicação da entidade, a jornalista Ennas Barreto foi indicada pelo presidente Ednailson Rozenha para participar da cerimônia que premiou o campeão Amazonas...

O que se sabe sobre o ‘breque dos apps’ e a reação do iFood – Economia – CartaCapital

O iFood, líder do mercado de entregas por aplicativo no Brasil, afirmou estudar a possibilidade de oferecer um reajuste para os trabalhadores vinculados...

À espera de luta com Popó, Duda Nagle viverá Jesus em Paixão de Cristo

O ator Duda Nagle, 41, viverá Jesus Cristo na Paixão de Cristo da cidade de Floriano, no Piauí. A 30ª edição...