FCECON é classificada como alto desempenho na segurança do paciente

_A posição é concedida por meio de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)_

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ocupa pelo quinto ano consecutivo a categoria de alto desempenho nas práticas de segurança do paciente. A posição é concedida por meio de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os bons resultados obtidos pela unidade foram divulgados durante o 5º Simpósio de Segurança do Paciente da FCecon, realizado nesta-sexta-feira (19/09), na Fundação, no qual participaram o diretor-presidente, Gerson Mourão; a chefe de Enfermagem da unidade hospitalar, Shirley Fragoso; a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/FCecon), Andréa Marques; e a diretora de Vigilância Hospitalar da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evelyn Campelo.

Segundo Evelyn Campelo, a avaliação que classificou a FCecon como instituição de alto desempenho nas práticas de segurança do paciente é realizada anualmente e mensura a implantação dos protocolos de segurança e os indicadores de adesão aos protocolos. Ela destacou que a unidade hospitalar apresenta um desempenho excelente com relação à aplicação dos protocolos, desde 2020.

“O alto desempenho foi alcançado por meio do esforço da gestão e da equipe assistencial, que valorizam as questões de segurança do paciente e que buscam melhorias a cada um dos processos realizados pelos serviços. A assistência à saúde é complexa, por isso não existe assistência perfeita, sempre terá algo a ser melhorado. Mas a FCecon tem buscado melhorias e vemos nos resultados das avaliações”, parabenizou Campelo.

*Cultura da segurança*

De acordo com Andréa Marques, o alto desempenho na segurança do paciente fortalece a cultura de segurança, a gestão de riscos e a qualidade da assistência. “Esperamos repetir o resultado da alta conformidade em 2025, reflexo do trabalho educativo do seu NSP e do engajamento da equipe multiprofissional”, frisou.

Para o paciente, segundo Marques, o alto desempenho nas práticas de segurança representa uma melhora contínua, ou seja, significa que o hospital tem atuado, continuamente, na melhoria dos serviços disponibilizados e instituído novos protocolos para melhorar a qualidade da assistência prestada.

*Simpósio*

O 5º Simpósio de Segurança do Paciente da FCecon reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de saúde que trabalham na assistência ao paciente oncológico.

O evento, segundo Marques, representa um marco no fortalecimento da cultura de segurança dentro da instituição. Ela explicou que o evento reforça a responsabilidade coletiva em garantir uma assistência cada vez mais qualificada, humanizada e livre de riscos.

*FOTOS:* Luís Mansueto/FCecon

Caos climático: El Niño ameaça SP com fogo, temporal e seca

Por Clayton Castelani (Folhapress) – A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno,...

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

O técnico Carlos Alberto...

Venezuela: Idosa e criança são salvas após 3 dias soterradas

Do Brasil de Fato As equipes de resgate na Venezuela correm contra o...

Amazonas Repórter

Tudo

Lei anticotas sancionada por Jorginho Mello afeta bolsas e é questionada no STF

Por Gabriel Gomes A lei sancionada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello...

Estudantes universitários terão experiência imersiva na Defensoria Pública com o projeto #PartiuDefensoria

O projeto é aberto a faculdades e instituições de ensino que tenham interesse em levar seus alunos para conhecer a instituição  Os estudantes universitários devem...