GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.9 C
Manaus
quinta-feira, abril 3, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Ferroviários de SP decretam greve contra privatização da CPTM a partir do dia 26


Ferroviários de São Paulo decidiram entrar em greve a partir da meia-noite do próximo dia 26 (de terça para quarta-feira) contra a privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A decisão foi tomada em assembleia na noite da quinta-feira (20) no Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Rodoviárias da Zona Central do Brasil. Segundo informativo da categoria, foi entendida a “necessidade de intensificar a luta”.

O leilão das três linhas de trem por parte do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está marcado para a próxima semana. A gestão, que já privatizou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), pretende agora efetivar uma concessão de 25 anos para a linha privada, com previsão de investimentos de R$14,3 bilhões.

Com o objetivo de impedir a venda para a iniciativa privada, os ferroviários aprovaram a formação de um comando de greve e uma manifestação em frente a bolsa de valores B3 na terça-feira (25) às 9h. A decisão dos trabalhadores é de manter a greve até que haja uma garantia por escrito do governador Tarcísio de cancelamento do leilão.

O movimento grevista afirma, ainda, que não aceitará demissões e que, caso haja, a paralisação continua. A previsão é interromper o funcionamento das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

“Privatizar a CPTM é transformar tudo em linhas 8 e 9!”, declara o informativo Trilhando, do Sindicato dos Ferroviários. Eles se referem às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, já privatizadas e operadas pela empresa ViaMobilidade.

Ferroviários

Assembleia realizada na noite de quita-feira (20). (Foto:Adamo Bazini/Diário do Transporte)

Ferroviários e precariedade do sistema

Por conta de constantes falhas e acidentes nas linhas privatizadas, em janeiro o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil para investigar a concessionária por irregularidades na operação de 35 trens. Ofícios foram enviados para a ViaMobilidade, a CPTM e a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), pasta do governo estadual responsável pelo leilão agendado para a próxima semana.

As linhas que a gestão Tarcísio pretende privatizar conectam o centro de São Paulo com a Zona Leste e cidades da região metropolitana, entre as quais Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos. Cerca de 4,6 milhões de pessoas vivem nos territórios atendidos por estas linhas. De acordo com a SPI, três grupos demonstraram interesse no empreendimento, os ferroviários não gostam da ideia.



Fonte: ICL Notícias

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Davi Brito diz ser fã de Sócrates após se comover com aula de filosofia

O campeão do BBB 23, Davi Brito, 22, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (20), para contar aos seguidores sobre sua aula de...

PF encontra ordem de Bolsonaro para disparo de fake news

Registro está em investigação sobre participação de empresários na discussão de um golpe de Estado, caso Lula vencesse eleições. A investigação que mirava a suposta...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo