Uma multidão se reuniu nesta segunda-feira (21) para a segunda oração do terço em homenagem ao papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Velas foram acesas em ambos os lados do ícone da Virgem Maria, Salus Populi Romani, e flores foram depositadas em frente a ele.
As pessoas presentes rezaram e cantaram.
A basílica tinha um significado especial para Francisco, que a visitava antes e depois de viagens ao exterior, bem como após internações hospitalares.
Após receber alta hospitalar no início deste ano, ele visitou a basílica antes de retornar à sua residência.
O Papa Francisco confirmou em seu testamento final que desejava ser sepultado na Santa Maria Maggiore não na Basílica de São Pedro, no Vaticano, ao contrário dos pontífices anteriores.
O texto especificava que Francisco queria ser sepultado “no chão, sem decoração especial”, mas com a inscrição de seu nome papal em latim: Franciscus.
Morte do papa Francisco
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado nesta segunda-feira (21) do pontífice de 88 anos.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda.
Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis.
A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã desta segunda-feira (21).
Fonte: CNN Brasil