ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Foi preso nesta sexta-feira (25) o ex-deputado americano George Santos — filho de brasileiros. Após se entregar a Justiça americana, ele foi condenado a sete anos de prisão em abril, por fraude e falsidade ideológica.
Santos cumpre sua pena em prisão federal, após ter se aprosentado em presídio em Fairton, no estado de Nova Jersey, no último dia do prazo estipulado.
O político admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas — inclusive familiares — para financiar sua eleição ao Congresso. Ele cumpriu pouco mais de um ano de mandato antes de ser expulso da Câmara, em 2023.
George Santos (Foto: Getty Image)
Em uma carta enviada ao Tribunal, Santos disse estar “profundamente arrependido” dos crimes e chamou de “severa demais” a condenação pedida pelos promotores.
Nas redes sociais, Santos fez uma série de posts para se despedir de seus apoiadores. Na noite de quinta-feira (24), publicou um texto em tom sarcástico, no qual alfinetou os críticos e sugeriu que pode voltar à vida pública.
“Aos meus apoiadores: vocês fizeram esse cabaré político valer a pena. Aos críticos: obrigado pela publicidade gratuita. Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas acreditem: lendas nunca se despedem de verdade”, escreveu.
George Santos
George Santos foi eleito em 2022 pelo Partido Republicano. Ele havia se apresetado como m empresário bem-sucedido que havia trabalhado em prestigiadas empresas de Wall Street e possuía um valioso portfólio imobiliário.
Pouco tempo depois, foi descoberto que Santos enfrentava dificuldades financeiras e até processos de despejo. As revelações levaram a investigações criminais e parlamentares sobre como ele financiou sua campanha.
Fonte: ICL Notícias




