GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Fórmula Academia promove ação “Catraca Aberta”, para receber pessoas com Síndrome de Down e estimular a inclusão social

A Fórmula Academia promove, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), a ação “Catraca Aberta”, para receber, durante as aulas e sem custos, pessoas com Síndrome de Down e acompanhantes. A ação, alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), tem o objetivo de estimular a prática de atividade física para esse público, além de promover a interação e inclusão social.

O coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, explica que, durante os dois dias, pessoas com Síndrome de Down e acompanhantes poderão participar gratuitamente de todas as aulas da unidade. “É uma oportunidade para conhecer o ambiente e as modalidades e, dessa forma, se sentir motivado a iniciar um projeto de atividade física regular”, disse.

A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Essa condição acontece com uma pessoa a cada 700 nascimentos, conforme dados do Ministério da Saúde. José Roggero ressalta que o exercício físico é fundamental para as pessoas com Síndrome de Down desenvolverem habilidades motoras, além de ajudar na interação social.

Segundo ele, os indivíduos com essa condição têm tendência a desenvolver doenças metabólicas, como a obesidade e diabetes, problemas respiratórios e articulares. “Por isso, a atividade física é indicada desde a infância”, frisa.

Ele acrescenta, ainda, que o indivíduo com Down pode praticar qualquer modalidade, porém, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional de educação física. “É o profissional que vai avaliar características como força, agilidade, postura, velocidade e coordenação, para elaborar um programa adequado”, destaca.

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Conselheiro-ouvidor do TCE-AM participa de abertura do Feclam 2023, na Aleam

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM),  Josué Cláudio, participou na tarde de ontem (19) da cerimônia de abertura do Fórum Estadual...

Consumidores do interior do Amazonas prejudicados com ‘apagões’ podem ser indenizados

Em 2022, diversos municípios do interior do Amazonas, como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Carauari, Careiro da Várzea, Barcelos, Parintins e outros foram afetados com ‘apagões’ de energia gerando diversos prejuízos aos amazonenses, os fatos ocorreram em abril e junho do ano passado. Especialistas do consumidor alertam que a falta de energia elétrica pode gerar uma compensação financeira às unidades atingidas.

Carol Braz descarta pré-candidatura majoritária e diz que vai focar na Câmara

Precisamos de vereadores mais preparados’, diz Carol Braz, em entrevista à programa de TV, onde falou de defensa da mulher e de projetos para...
spot_imgspot_img