spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Fotógrafo vence prêmio internacional por registro da seca na Amazônia



O trabalho do fotógrafo mexicano Musuk Nolte retrata o período de estiagem severa na região (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

28 de março de 2025

Bianca Diniz – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Com a série “Secas da Amazônia“, o fotojornalista mexicano Musuk Nolte está entre os premiados regionais da América do Sul do World Press Photo 2025, anunciado nessa quinta-feira, 27. O trabalho documental premiado na categoria “História” registra os impactos de uma das piores estiagens da região nos últimos anos, no Estado do Amazonas, e em outras áreas da Amazônia brasileira e internacional.

Fotografia vencedora do prêmio retrata os impactos da seca na Amazônia (Reprodução/World Press Photo)

A imagem de destaque foi registrada em Manacapuru, município localizado a 88 quilômetros de Manaus (AM). Nela, um jovem leva comida para a mãe, residente em uma comunidade indígena. Antes da seca, o acesso era feito por barco, mas, devido à estiagem extrema, na época, ele precisou caminhar dois quilômetros pelo leito seco do Rio Solimões para alcançar o destino. A fotografia exibe a severidade da estiagem, com a paisagem seca e a vegetação ao fundo.

Fotografias que integram a série “Secas da Amazônia” (Musuk Nolte/Reprodução)

Nolte publicou um agradecimento nas redes sociais. “Estou emocionado com a notícia de ter recebido um prêmio do @worldpressphoto na categoria de histórias. Este projeto documenta o impacto de uma das secas mais severas da história recente da Amazônia e faz parte de um trabalho de longo prazo sobre a água na região sul-americana, que continuará sendo desenvolvido em outros territórios, nos próximos anos”, declarou.

Fotógrafo mexicano Musuk Nolte (Casa da América/Reprodução)

Ele também agradeceu aos profissionais e instituições que contribuíram para a realização do projeto, incluindo a Bertha Foundation e o fotógrafo do Amazonas Raphael Alves. “Mas, acima de tudo, ao meu generoso colega e amigo @photoraphaelalves, com quem compartilhei esta jornada”, escreveu.

A imagem de Nolte foi selecionada entre quase 60 mil inscrições de fotógrafos, de 141 países, na competição regional do World Press Photo 2025. O vencedor do prêmio principal será anunciado em 17 de abril, e todos os vencedores regionais, como Nolte, estão na disputa pelo prêmio principal, World Press Photo of the Year.

Leia mais: Oito apostas dividem prêmio de mais de R$ 635 milhões da Mega da Virada
Editado por Marcela Leiros



Fonte: Agência Cenarium

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Matrícula com segurança: Selo assegura qualidade e legalidade junto aos Conselhos Municipal e Estadual de educação

Em um período em que os pais estão matriculando seus filhos em instituições de ensino e estão em busca de qualidade de estabelecimentos reconhecidos...