GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Fotógrafo vence prêmio internacional por registro da seca na Amazônia

[ad_1]


O trabalho do fotógrafo mexicano Musuk Nolte retrata o período de estiagem severa na região (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

28 de março de 2025

Bianca Diniz – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Com a série “Secas da Amazônia“, o fotojornalista mexicano Musuk Nolte está entre os premiados regionais da América do Sul do World Press Photo 2025, anunciado nessa quinta-feira, 27. O trabalho documental premiado na categoria “História” registra os impactos de uma das piores estiagens da região nos últimos anos, no Estado do Amazonas, e em outras áreas da Amazônia brasileira e internacional.

Fotografia vencedora do prêmio retrata os impactos da seca na Amazônia (Reprodução/World Press Photo)

A imagem de destaque foi registrada em Manacapuru, município localizado a 88 quilômetros de Manaus (AM). Nela, um jovem leva comida para a mãe, residente em uma comunidade indígena. Antes da seca, o acesso era feito por barco, mas, devido à estiagem extrema, na época, ele precisou caminhar dois quilômetros pelo leito seco do Rio Solimões para alcançar o destino. A fotografia exibe a severidade da estiagem, com a paisagem seca e a vegetação ao fundo.

Fotografias que integram a série “Secas da Amazônia” (Musuk Nolte/Reprodução)

Nolte publicou um agradecimento nas redes sociais. “Estou emocionado com a notícia de ter recebido um prêmio do @worldpressphoto na categoria de histórias. Este projeto documenta o impacto de uma das secas mais severas da história recente da Amazônia e faz parte de um trabalho de longo prazo sobre a água na região sul-americana, que continuará sendo desenvolvido em outros territórios, nos próximos anos”, declarou.

Fotógrafo mexicano Musuk Nolte (Casa da América/Reprodução)

Ele também agradeceu aos profissionais e instituições que contribuíram para a realização do projeto, incluindo a Bertha Foundation e o fotógrafo do Amazonas Raphael Alves. “Mas, acima de tudo, ao meu generoso colega e amigo @photoraphaelalves, com quem compartilhei esta jornada”, escreveu.

A imagem de Nolte foi selecionada entre quase 60 mil inscrições de fotógrafos, de 141 países, na competição regional do World Press Photo 2025. O vencedor do prêmio principal será anunciado em 17 de abril, e todos os vencedores regionais, como Nolte, estão na disputa pelo prêmio principal, World Press Photo of the Year.

Leia mais: Oito apostas dividem prêmio de mais de R$ 635 milhões da Mega da Virada
Editado por Marcela Leiros

[ad_2]

Fonte: Agência Cenarium

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Programa Voa Brasil vende 10 mil passagens a R$ 200 em dois meses

O programa Voa Brasil comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos brasileiros desde que foi lançado, no fim de julho. O programa permite a...

Produtos congelados impulsionam as vendas, nas áreas de confeitaria e salgados

Empreendedores que atuam na área de confeitaria e salgados vêm obtendo bons resultados em vendas com produtos congelados, conseguindo uma margem de lucro a...

NBA: Pacers vencem Bucks na abertura dos plyaoffs

Abrindo as disputas dos playoffs da NBA, o Indiana Pacers recebeu, no começo da tarde deste sábado (19), o Milwaukee Bucks,...
spot_imgspot_img