spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Fotógrafo vence prêmio internacional por registro da seca na Amazônia



O trabalho do fotógrafo mexicano Musuk Nolte retrata o período de estiagem severa na região (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

28 de março de 2025

Bianca Diniz – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Com a série “Secas da Amazônia“, o fotojornalista mexicano Musuk Nolte está entre os premiados regionais da América do Sul do World Press Photo 2025, anunciado nessa quinta-feira, 27. O trabalho documental premiado na categoria “História” registra os impactos de uma das piores estiagens da região nos últimos anos, no Estado do Amazonas, e em outras áreas da Amazônia brasileira e internacional.

Fotografia vencedora do prêmio retrata os impactos da seca na Amazônia (Reprodução/World Press Photo)

A imagem de destaque foi registrada em Manacapuru, município localizado a 88 quilômetros de Manaus (AM). Nela, um jovem leva comida para a mãe, residente em uma comunidade indígena. Antes da seca, o acesso era feito por barco, mas, devido à estiagem extrema, na época, ele precisou caminhar dois quilômetros pelo leito seco do Rio Solimões para alcançar o destino. A fotografia exibe a severidade da estiagem, com a paisagem seca e a vegetação ao fundo.

Fotografias que integram a série “Secas da Amazônia” (Musuk Nolte/Reprodução)

Nolte publicou um agradecimento nas redes sociais. “Estou emocionado com a notícia de ter recebido um prêmio do @worldpressphoto na categoria de histórias. Este projeto documenta o impacto de uma das secas mais severas da história recente da Amazônia e faz parte de um trabalho de longo prazo sobre a água na região sul-americana, que continuará sendo desenvolvido em outros territórios, nos próximos anos”, declarou.

Fotógrafo mexicano Musuk Nolte (Casa da América/Reprodução)

Ele também agradeceu aos profissionais e instituições que contribuíram para a realização do projeto, incluindo a Bertha Foundation e o fotógrafo do Amazonas Raphael Alves. “Mas, acima de tudo, ao meu generoso colega e amigo @photoraphaelalves, com quem compartilhei esta jornada”, escreveu.

A imagem de Nolte foi selecionada entre quase 60 mil inscrições de fotógrafos, de 141 países, na competição regional do World Press Photo 2025. O vencedor do prêmio principal será anunciado em 17 de abril, e todos os vencedores regionais, como Nolte, estão na disputa pelo prêmio principal, World Press Photo of the Year.

Leia mais: Oito apostas dividem prêmio de mais de R$ 635 milhões da Mega da Virada
Editado por Marcela Leiros



Fonte: Agência Cenarium

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

‘Estão falando que é descriminalização, mas não é’, diz Valois sobre pauta da maconha no STF

Ação que define quantidade de drogas para usuários retorna à pauta nesta quarta-feira O Supremo Tribunal Federal (STF) não vai julgar a descriminalização da maconha....

Dr. Kalil avalia saúde de Lula para as eleições de 2026: “tem condições“

O cardiologista e apresentador do CNN Sinais Vitais, Roberto Kalil Filho, que lidera há mais de 20 anos a equipe médica...

Os heróis que queremos em praça pública

Primeiro dia do ano e uma certeza velha: Para o esquecimento ou...