spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

FROM LULA TO TRUMP – ICL Notícias


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A resposta do presidente Lula à intromissão de Donald Trump nos assuntos nacionais fez com que o governo tivesse nas últimas horas mais um movimento favorável nas redes sociais. Trump fez ameaça explícita ao STF em defesa de Jair Bolsonaro e Lula rebateu, dizendo que quem manda no Brasil é o povo. Com isso, a hashtag #brasilsoberano chegou ao topo dos trend topics do X nesta segunda-feira (7).

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”, expressou Lula, em nota oficial. “Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”.

A postagem do presidente norte-americano representou a mais grave intromissão de um governante estrangeiro nos assuntos internos do Brasil em muitos anos.

Trump usou sua plataforma Truth Social para afirmar que acompanha de perto a situação de Bolsonaro e disse que ele é vítima de uma “caça às bruxas” conduzida por autoridades nacionais.

Depois de classificar como “terrível” o tratamento que Bolsonaro tem recebido da Justiça, Trump falou em sua defesa, afirmando que ele “não é culpado de nada”, e ataca o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que o “povo brasileiro” não aceitrá sua decisão.

“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, declara o norte-americano na publicação.

Lula também comentou a postagem de Trump na entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, em evento dos BRICS, no Rio de Janeiro.

“Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem um dono, chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida, e não na nossa”, afirmou, em tom incisivo.

Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, também criticou  a mensagem de Trump.

“Donald Trump está muito equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro. O tempo em que o Brasil foi subserviente aos EUA foi o tempo de Bolsonaro, que batia continência para sua bandeira e não defendia os interesses nacionais. Hoje ele responde pelos crimes que cometeu contra a democracia e o processo eleitoral no Brasil”, publicou Gleisi no X.





Fonte: ICL Notícias

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

FCecon realiza ação em escola para conscientização da vacina HPV e outros tipos de câncer

A atividade ocorreu na Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira, com a participação de mais de 100 pessoas A Fundação Centro de Controle de Oncologia...

Histórico de membros da CPI do Crime Organizado mostra tendência a punitivismo

Por Marcela Canavarrro (Folhapress) – A atuação de membros da CPI do Crime...