spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Funai exonera servidora suspeita de favorecer empresa de marido em contratos



Ex-servidora mantém união estável com o dono da empresa contratada pela Funai (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

13 de março de 2025

Beatriz Araújo – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou à CENARIUM, nesta quarta-feira, 12, que exonerou a servidora da Rutileia de Almeida Bernardo, suspeita de favorecer a empresa de do marido dela, Robert Miguel Vargas Ramos, em contratos que totalizam mais de R$ 500 mil com a instituição. Além disso, a Funai também informou que investiga o favorecimento da empresa.

Rutileia de Almeida Bernardo atuava como Chefe de Serviço de Apoio Administrativo (SAA) da Coordenação Regional Vale do Javari e foi denunciada por lideranças indígenas à União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), após a empresa R. M. V RAMOS LTDA, inscrita no CNPJ: 27.493.671/0001-98, ser contratada para prestação de uma série de serviços para a instituição.

Servidora mantém união estável com o dono da empresa contratada por Funai (Reprodução/Redes Sociais)

Em nota enviada à CENARIUM, a Funai afirmou que a servidora foi exonerada do cargo comissionado no dia 25 de fevereiro de 2025. O órgão disse que “a medida está em consonância com os princípios da Administração Pública, especialmente os previstos no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a observância aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

De acordo com a denúncias das lideranças indígenas, Rutileia de Almeida assinou atos de dispensa de licitação que favoreceu a empresa do marido dela com sede em Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre. A coordenadora regional da Funai, Nelly Duarte, e o Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, Iltercley Chagas Rodrigues também são mencionados na denúncia.

Em nota enviada à reportagem, a Funai informou, ainda, que instaurou processo disciplinar para “assegurar a apuração dos fatos de forma imparcial e garantir o devido processo legal”. O órgão aguarda a conclusão das investigações que estão em andamento na Corregedoria da instituição.

Contratos

Os contratos eram para aquisição de bens e serviços contratados pela Funai no Estado do Amazonas, na Terra Indígena do Vale do Javari (AM). De acordo com a denúncia, Rutileia de Almeida, responsável por conduzir processos licitatórios e dispensas de licitação dentro da Coordenação Regional do Vale do Javari, “tem sistematicamente favorecido a empresa R. M. V RAMOS LTDA, inscrita no CNPJ: 27.493.671/0001-98″, que pertence a Robert Ramos, e tem como atividade principal “serviços de tatuagem e colocação de piercing”.

Empresa de tatuagem forneceu serviços de hospedagem e alimentação para a Funai (Reprodução)

Documentos enviados à reportagem apontam que, entre as aquisições feitas pela Funai estão: a contratação de serviços de hospedagem, fornecimento de alimentação, serviços de manutenção de impressora, instalação e manutenção de câmeras de vigilância e transporte de carga fluvial, além de material de limpeza e higiênico. A assinatura da servidora da instituição vinculada ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI) consta em todos os atos para contratar os fornecimentos dos serviços.

Leia mais: Servidora da Funai é suspeita de beneficiar marido em contratos de R$ 500 mil
Editado por Jadson Lima



Fonte: Agência Cenarium

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...

André Mendonça é o novo relator do inquérito do Master

O ministro André Mendonça,...

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

‘O Agente Secreto’ e ‘Apocalipse nos Trópicos’ são indicados ao BAFTA 2026

O BAFTA 2026 anunciou, nesta terça-feira (27) a lista de indicados ao...

Exposição reúne histórias de superação de 11 mulheres vítimas de violência em Manaus

Mostra “Sem Medo de Viver” traz painéis com QR Code que direcionam para vídeos contando trajetórias de transformação Onze mulheres que romperam o ciclo da...