spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Fuzil e munições são apreendidos pela PF em garimpo ilegal no Pará


A Polícia Federal (PF) apreendeu fuzis, cerca de 200 munições e mercúrio em uma operação contra o garimpo ilegal na última sexta-feira (11). A operação ocorreu na Terra Indígena Kayapó, no município de Ourilândia do Norte, no Pará, e contou com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Além das apreensões foram inutilizados equipamentos usados na extração ilegal de ouro. Foram cerca de 2 mil litros de combustível, motores, embarcações, peças e equipamentos utilizados em dragas de extração de ouro.

Os agentes realizavam uma fiscalização no rio Fresco, principal afluente do rio Xingu, no momento em que constataram duas áreas de garimpo ilegal.

No primeiro local os garimpeiros fugiram com a chegada da PF. No acampamento, foram apreendidas uma grande quantidade de munições de vários calibres, cinco armas, um fuzil de calibre 5,56 milímetros, quatro quilos de mercúrio, maquinário e embarcações. Uma antena de internet satélite também foi encontrada.

No segundo garimpo havia uma draga sendo montada. A Funai destruiu cerca de dois mil litros de combustíveis, maquinários e veículos utilizados para a extração de ouro. As pessoas que estavam no local foram ouvidas e liberadas.

O rio Fresco tem sofrido com a poluição causada pelo garimpo na calha do rio e em suas margens. Além do despejo de mercúrio, as águas do rio tem ficado barrentas.

*Sob supervisão



Fonte: CNN Brasil

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

TCE-AM empossa três novos servidores aprovados em concurso público

Três novos servidores aprovados no concurso público do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), realizado em 2021, tomaram posse na Corte de Contas amazonense,...

Twitter diz ao STF não ter relação com bitcoin recebido por Allan dos Santos

O ex-Twitter no Brasil, a plataforma X negou em uma ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) que tenha permitido ao blogueiro...