Por Cleber Lourenço
O Exército confirmou ao ICL Notícias que os generais da reserva Paulo Sérgio Nogueira e Augusto Heleno já estão a caminho do Comando Militar do Planalto, em Brasília, onde irão cumprir pena após a condenação no STF por participação na trama golpista. A confirmação ocorre mesmo antes da expedição formal do mandado de prisão, que ainda é aguardado pela Força.
Segundo integrantes do Alto Comando, a orientação interna é manter os dois oficiais sob custódia assim que o mandado for emitido pelo Supremo. A movimentação antecipada para o Comando Militar do Planalto reflete o entendimento de que não há mais margem processual após o fim do prazo dos segundos embargos e a iminência do trânsito em julgado.
Paulo Sérgio Nogueira, ex-comandante do Exército e ex-ministro da Defesa, foi condenado pela Primeira Turma do STF a 19 anos de prisão em regime inicial fechado. Já o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, recebeu pena de 21 anos. Ambos foram enquadrados no núcleo militar da tentativa de golpe que buscou impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

A transferência dos generais para instalações militares em Brasília já vinha sendo discutida reservadamente entre oficiais-generais nas últimas semanas. A avaliação interna é que o cumprimento de pena ocorrerá em salas especiais sob guarda militar, e não em presídios comuns, embora o regime determinado seja o fechado.
Nos bastidores, integrantes do Exército afirmam que a Força está apenas aguardando o despacho final para cumprir a determinação judicial, mas reforçam que a logística e o local de custódia já estão definidos. A movimentação desta terça-feira indica que o comando do Exército trabalha com a execução imediata da ordem assim que ela for emitida pelo ministro Alexandre de Moraes.




