GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, abril 5, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Governo ativa sistema que identifica celular roubado ao trocar chip


A partir desta sexta-feira (4), entrou em vigor uma nova funcionalidade do programa Celular Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O recurso envia notificações via aplicativos de mensagem, e SMS quando um celular roubado ou furtado for ativado com uma nova linha telefônica.

A medida tem como principal objetivo combater o mercado ilegal de aparelhos, alertando imediatamente quem tentar ativar um chip em um telefone com registro de crime. Caso a pessoa adquira e ative um desses celulares, receberá uma mensagem recomendando que compareça a uma delegacia e devolva o dispositivo. Quem não realizar a entrega poderá responder criminalmente, conforme investigação da Polícia Civil.

dedos segurando um chip de celular
Ao tentar ativar um chip em celular com registro de crime, a pessoa receberá um alerta para que o aparelho seja entregue às autoridades (Imagem: justyle / Shutterstock.com)

Nova funcionalidade amplia o alcance do programa do Celular Seguro

A atualização do Celular Seguro foi desenvolvida em parceria com a Anatel e com as operadoras de telefonia, e é inspirada em um modelo já utilizado no estado do Piauí. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu publicamente a iniciativa, afirmando que não permitirá que o Brasil se transforme em uma “república de ladrão de celular”.

A nova funcionalidade foi implementada por recomendação direta do presidente Lula, segundo fontes do Ministério da Justiça. O recurso é parte das ações coordenadas pela pasta do ministro Ricardo Lewandowski, que também enviou ao Palácio do Planalto um projeto de lei para aumentar a pena do crime de receptação de celulares, podendo chegar a até 12 anos de prisão.

Cadastro Nacional de Celulares com Restrição entra em fase de testes

Também nesta semana, o Ministério da Justiça iniciou os testes do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A ferramenta, já disponível dentro do próprio aplicativo Celular Seguro, permite que qualquer cidadão verifique se um aparelho possui registro de roubo, furto ou extravio antes de concluir a compra.

Essa consulta é mais um recurso para inibir a comercialização de celulares ilegais, oferecendo mais segurança ao consumidor e ajudando a interromper o ciclo de receptação desses dispositivos.

celular
Medida busca combater mercado de aparelhos roubados e furtados (Imagem: MVelishchuk / Shutterstock.com)

Como funciona o Celular Seguro

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro já conta com mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados. O programa pode ser acessado por site ou aplicativo disponível para sistemas Android e iOS. Em caso de perda, roubo ou furto, o próprio dono pode realizar o bloqueio do aparelho e de aplicativos financeiros.

Durante o cadastro, é possível indicar uma “pessoa de confiança”, que terá autorização para emitir o alerta em nome do titular em situações de emergência. Essa funcionalidade garante agilidade mesmo quando o usuário não puder realizar o bloqueio imediatamente.

Leia mais:

Como se cadastrar no Celular Seguro

Para registrar o número no programa, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Celular Seguro para Android ou iOS
  2. Faça o login com a conta gov.br
  3. Clique em “Registrar telefone”
  4. Escolha a opção “Cadastrar telefone”
  5. Insira os dados solicitados (número, operadora, marca) e, se desejar, adicione uma pessoa de confiança
  6. Clique em “Cadastrar”

Como emitir um alerta em caso de furto, roubo ou perda

Caso seu celular seja roubado, furtado ou perdido, siga as instruções:

  1. Acesse o aplicativo Celular Seguro pelo computador ou pelo celular de outra pessoa
  2. Clique em “Emitir alerta”
  3. Preencha os campos com o tipo de ocorrência, horário e local
  4. Selecione a opção “Modo Recuperação”, que bloqueia apenas a linha telefônica e contas em instituições parceiras, mantendo o aparelho ativo para eventual localização

A iniciativa é uma das principais ações de segurança pública promovidas pelo governo federal em 2024, com foco na redução de roubos e na repressão ao comércio irregular de celulares.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Fundação Alfredo da Matta e Fundação Hospital Adriano Jorge anunciam mutirão de cirurgias dermatológicas

Pacientes mais graves terão prioridade para entrada na lista dos procedimentos cirúrgicos

TCE-AM orienta gestores sobre regras de Parcerias Público-Privadas

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Controle Externo, produziu nota técnica com o intuito de orientar...

Suspeito de agredir mulher em acidente de trânsito diz estar arrependido

Leandro Macêdo afirmou que "se arrepende do que faz". Ele é suspeito de agredir uma mulher depois de uma festa (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo