spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Governo cancela 4 milhões de Bolsa Família e BPC irregulares


O governo federal reforçou a fiscalização dos programas sociais e, entre 2023 e 2024, cancelou 4,1 milhões de pagamentos indevidos do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A informação foi divulgada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, durante o lançamento do Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único.

“Queremos ser bastante rigorosos, como manda a lei, com o dinheiro público, cada centavo tem que ser tratado com bastante eficiência. Esse volume de dinheiro tem que chegar a quem realmente tem o direito. Quem não tem o direito também temos que aplicar a regra da lei”, afirmou Dias.

Um dos principais desafios da equipe econômica para equilibrar o orçamento de 2025 é o aumento expressivo dos gastos com o BPC. Segundo Dias, os cancelamentos fazem parte da estratégia de combate a fraudes e visam eliminar pagamentos irregulares, sem afetar os direitos dos beneficiários legítimos. O governo prevê um corte de mais de R$ 7 bilhões no Bolsa Família em 2025, resultando da exclusão de benefícios indevidos.

Plano de Ação 2025 prevê medidas de segurança digital para Bolsa Família e BPC

Para fortalecer o monitoramento dos auxílios sociais, o governo lançou, nesta terça-feira, o Plano de Ação 2025 da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único, com três eixos principais.

  • Aperfeiçoamento dos dados do Cadastro Único e do Bolsa Família, garantindo maior precisão nas informações dos beneficiários;
  • Intensificação da fiscalização sobre os beneficiários e gestores do programa;
  • Prevenção e combate a fraudes, assegurando que os benefícios sejam concedidos apenas a quem realmente tem direito.

Nesse contexto, foi criado um grupo de monitoramento relacionado à identificação de CPFs irregulares e ao combate à disseminação de desinformação sobre os programas sociais. Além disso, medidas de segurança digital estão sendo adotadas para prevenir ataques cibernéticos e golpes que possam prejudicar os beneficiários.

Outra ação prevista é uma parceria com a Polícia Federal, que atuará no acompanhamento de denúncias relacionadas a fraudes nos benefícios sociais.

A Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e do Cadastro Único, criada em junho de 2023, tem como objetivo aprimorar a gestão dos programas sociais, promovendo mais transparência e eficiência na distribuição dos recursos.





Fonte: ICL Notícias

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima segunda (2), para alunos de ensino médio da rede...

Grupo Info Store comemora 25 anos, com lançamento de nova marca, programação cultural e prêmios aos clientes

O Grupo Info Store, referência na área de tecnologia na região, completa este mês 25 anos de fundação. Para comemorar a data, lança uma...