spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Governo do Amazonas abre curso de “Noções Básicas de Criptoativos”


O Governo do Amazonas apresentou novidades para os 19 mil alunos que começaram o ano letivo de 2025 no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), dentre elas até um novo curso de noções básicas de criptoativos, como são chamadas as criptomoedas por governos.

Desde 2019, a Cetam já capacitou a população do Estado ao Norte do Brasil, com mais de 950 mil vagas ofertadas.

Na última quarta-feira (26), o governador Wilson Lima participou da abertura dos cursos desde ano.

Esse daqui é um espaço de mudança, transformação e formação de vida, de pessoas que tiveram, estão tendo e terão oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. Todas as vezes que alguém ingressa no mercado, seja para ter a carteira assinada, seja para iniciar um pequeno negócio, tudo isso significa uma nova perspectiva de vida“, afirmou o governador Wilson Lima.

Para 2025, o ano letivo inicia com as vagas disponibilizadas nos editais lançados entre novembro de 2024 e março deste ano, na modalidade presencial. Em novembro, o Governo do Amazonas abriu 3,3 mil vagas para a capital e interior. Em fevereiro deste ano, foram oferecidas outras 7,6 mil vagas para a capital e, em março, mais 8,6 mil vagas para os 61 municípios do interior. Com informações da Agência Amazonas.

Governo do Amazonas implementa curso de metaverso e noções de criptomoedas para população

Ampliando o catálogo levando em conta as tendências do mercado, o Cetam destaca os novos cursos para a capital na área tecnológica, industrial e de gastronomia.

Em tecnologia, por exemplo, entrará no cronograma o curso de Programação de Metaverso e Noções Básicas de Criptoativos.

Já na área industrial, destaca-se o curso de Indústria 4.0, enquanto na gastronomia, o Cetam terá cursos como produção de sushi e barman.

O Cetam também oferece oito novos cursos técnicos para o Novo Ensino Médio (NEM) 2025, realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). São eles: técnico em Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia.

Neste formato, os alunos irão até as unidades do Cetam para as aulas teóricas e práticas. Atualmente, os cursos são ministrados nas unidades educacionais da Seduc, modelo que continua a ser realizado.

Primeiro Governo Estadual do Brasil a ofertar curso de criptomoedas para população

Vinculada a um estado do Brasil, o Governo do Amazonas se torna o primeiro a ofertar um curso gratuito de criptomoedas para a população.

Antes disso, porém, governos já ofertaram cursos de blockchain, que é a tecnologia das criptomoedas. Ou seja, o novo curso chama atenção da população amazonense, em um momento de ampla adoção mundial ao bitcoin e outras moedas digitais.

Como noticiado pelo Livecoins, em julho de 2024 o Líder de Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Luís Felipe Silva de Souza (PRD-AM), pediu a implementação de um curso de criptomoedas para a população. Agora, quem tiver interesse em aprender mais sobre o tema por meio de um curso gratuito terá a oportunidade.





Fonte: Livecoins

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

As divergências de Fux no julgamento da denúncia contra Bolsonaro – Política – CartaCapital

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou, nesta terça-feira 25, todas as questões preliminares levantadas por acusados de envolvimento na trama golpista...

Procon Manaus emite recomendação administrativa para relações de consumo educacionais em 2026

  A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), publicou, na edição 6.231 do Diário Oficial do Município...

Presidente do TCE-AM dá prazo para que Prefeitura de Manaus responda sobre recursos do Fundeb

Por meio de decisão monocrática, a conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, concedeu prazo de cinco dias úteis para...