GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
23.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Governo do Paraguai suspende negociação sobre Itaipu após suposta ação hacker do Brasil – Economia – CartaCapital

[ad_1]

O governo do Paraguai decidiu suspender as negociações do anexo C do Tratado de Itaipu Binacional e convocar seu embaixador no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, para consultas.

A ordem decorre de uma suposta ação hacker da Agência Brasileira de Inteligência contra autoridades paraguaias com o objetivo de acessar dados relacionados a Itaipu.

O governo Lula (PT) negou qualquer relação com o caso, logo depois de uma reportagem do portal UOL noticiar uma operação direcionada à invasão de computadores do Paraguai no fim do governo de Jair Bolsonaro (PL) — que teria continuado no início da atual gestão.

“A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”, argumentou o Palácio do Planalto. A Abin não se manifestou.

O Itamaraty reconheceu que a agência utilizou a estrutura do governo Bolsonaro para dar início à ação hacker, mas afirmou que a operação foi cancelada em março de 2023, quando a chancelaria tomou conhecimento da situação.

A princípio, o Paraguai não havia detectado qualquer sinal de invasão aos seus sistemas, mas passou a cobrar explicações do Brasil logo após o Ministério das Relações Exteriores confirmar a ação.

Segundo o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, “essa é uma violação do direito internacional, uma intromissão dos assuntos internos por parte de um país ao outro”. 

Além da suspensão de conversas sobre Itaipu e da cobrança pública ao embaixador, o governo paraguaio chamou o embaixador brasileiro em Assunção, José Antônio Marcondes, para fornecer explicações.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Brasileiro perde processo após cair em golpe de criptomoedas

Um brasileiro perdeu na justiça um processo contra o PicPay após perder seu dinheiro convertido em criptomoedas. Tudo começou quando, entre os dias 31/01/2024 e 04/02/2024,...

Presidente do TCE-AM anuncia prazo para gestores públicos prestarem contas sobre gastos de 2023

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, anunciou, na manhã desta terça-feira (23), o início do prazo para...

Réu pelo 8 de Janeiro, Leo Índio afirma ter fugido para a Argentina – Política – CartaCapital

Cerca de um mês após ter se tornado réu por tentativa de golpe, Leonardo Rodrigues de Jesus, sobrinho de Jair Bolsonaro conhecido como Léo Índio,...
spot_imgspot_img