spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Governo fará pedido de desculpas oficial a Maria da Penha em evento no Ceará


Por Mariana Brasil

(Folhapress) – O governo brasileiro fará um pedido de desculpas oficial a Maria da Penha, farmacêutica que deu nome à lei de combate à violência contra a mulher, durante evento do Ministério das Mulheres, marcado para quarta-feira (10), em Fortaleza (CE).

Essa retratação oficial cumpre uma recomendação feita pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) de 2001, após Maria da Penha denunciar o caso ao órgão mundial. Na época, a comissão responsabilizou o Brasil por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica praticada contra as mulheres brasileiras.

A solenidade está marcada para ocorrer às 18h no Centro de Eventos do Ceará, estado de origem de Maria da Penha. A farmacêutica foi baleada pelo então marido, o economista Marco Antônio Heredia Viveiros, com um tiro nas costas enquanto dormia, o que a deixou paraplégica aos 38 anos.

Governo fará pedido de desculpas oficial a Maria da Penha em evento no Ceará

À época, o caso foi tratado como tentativa de homicídio, uma vez que o feminicídio ainda não havia sido tipificado.

O caso foi denunciado ao Ministério Público do Ceará, o que resultou na condenação de Viveros após quase 20 anos. O economista só foi preso definitivamente em 2002, condenado a oito anos de prisão. Hoje, está em liberdade.

Somente no ano passado é que Luís Roberto Barroso, na época presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu desculpas a Penha pela demora da Justiça brasileira na punição ao agressor. Em evento com a presença da farmacêutica, Barroso afirmou que a justiça tardou no tratamento de seu caso e destacou a coragem de Maria da Penha em denunciar à CIDH.

Homenagem a Maria da Penha

O evento organizado pelo Ministério das Mulheres é a 10ª Conferência dos Estados Partes do Mecanismo de Seguimento da Convenção de Belém do Pará.

Como parte da programação, está previsto o encontro “Misogina Online: Caminhos para o Enfrentamento” realizado entre esta terça (9) e quarta-feira (10). A organização é uma parceria entre a ONG Olabi com a Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República e apoio do Governo do Reino Unido e do Fundo Elas.

A ocasião terá a presença de Maria da Penha, da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e de representante do Tribunal de Justiça do Ceará, além de outras autoridades.





ICL – Notícias

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Confira o Olhar Digital News na íntegra (28/04/2025)

O caçador de exoplanetas da NASA fez mais uma descoberta: um planeta três vezes maior que a Terra, a 315 anos-luz daqui! Compartilhe esta...

Prefeitura de Manaus realiza força-tarefa para recuperar vias do Colônia Terra Nova

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avançou, nesta sexta-feira, 26/9, com obras de recuperação asfáltica no bairro Colônia...

Anatel anuncia início da implantação de seis Infovias para levar conectividade ao Norte do país

A operação é umas das responsabilidades da Entidade Administradora de Faixa (EAF), criada a partir do Leilão do 5G A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)...