GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Governo lança ‘RG Animal’; saiba como vai funcionar


O governo federal lança o Sinpatinhas, ferramenta digital para cadastrar cães e gatos domésticos, nesta quinta-feira (17). O sistema funcionará como um “RG Animal”, oferecendo registro único e gratuito para pets de todo o Brasil.

A proposta do Sinpatinhas é criar um Cadastro Nacional de Animais Domésticos. O registro será intransferível e acompanhará o pet por toda a vida.

Vão entrar neste cadastro informações como nome, idade, raça, histórico de vacinas e doenças dos bichos. Também vão entrar dados do tutor, além do seu endereço.

Sinpatinhas vai funcionar integrado ao Gov.br

A ferramenta foi criada por uma lei aprovada em dezembro de 2024, mas ainda não estava ativa. Agora, ela entra em funcionamento com integração à plataforma Gov.br.

O cadastro é gratuito para tutores, estados e municípios. E ONGs também poderão registrar os animais sob seus cuidados.

Gato dormindo em cima de cachorro deitado que olha para a câmera que tirou a foto
ONGs também poderão registrar os animais sob seus cuidados no Sinpatinhas (Imagem: Divulgação/Sema-DF)

Com o registro, será gerada uma carteirinha com a foto do pet e um QR Code, que poderá ser impresso e preso à coleira. Isso vai facilitar a localização do animal em caso de desaparecimento, por exemplo.

Além disso, os tutores cadastrados receberão informações sobre campanhas de castração, vacinação e microchipagem em sua região.

Durante o lançamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, devem assinar o decreto que oficializa o cadastro.

Luiz Inácio Lula da Silva agachado enquanto abraça dois cachorros
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve assinar decreto que oficializa criação do ‘RG Animal’ nesta quinta-feira, 17 (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Na mesma ocasião, o governo vai criar o ProPatinhas – Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos. O foco será políticas de castração e adoção solidária.

Tanto o Sinpatinhas quanto o ProPatinhas serão responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, segundo comunicado no site do governo federal.

Governo quer que você escolha sua fornecedora de energia

O governo federal vai propor a abertura de mercado para que os consumidores possam escolher seus fornecedores de energia elétrica. A medida faz parte de uma reestruturação do setor elétrico anunciada na quarta-feira (16) pelo Ministério de Minas e Energia.

O texto ainda será analisado pela Casa Civil e não há data para envio ao Congresso Nacional. A expectativa, no entanto, é que seja encaminhado ainda neste semestre.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falando durante evento
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que este é ‘o maior programa social desde o Luz Para Todos’ (Imagem: Joelson Alves/Agência Brasil)

Atualmente, a compra é feita da distribuidora local, sem possibilidade de escolha, com exceção dos consumidores de alta tensão. Na prática, a proposta permite que os clientes de baixa tensão negociem diretamente com geradoras ou comercializadoras.

O mercado livre existe no Brasil desde 1996. E uma consulta pública para abrir o mercado para consumidores residenciais e rurais chegou a ser realizada em 2022. Mas o governo nunca publicou o texto.

Pelo projeto apresentado agora, a abertura seria feita em duas fases:

  • Indústria e comércio poderão aderir à estratégia a partir de 1º de março de 2027;
  • Demais consumidores, a partir de 1º de março de 2028.

Leia mais:

“Consideramos essa política que estamos enviando o maior programa social desde o Luz Para Todos”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo ele, famílias integrantes do CadÚnico terão descontos maiores e famílias de classe média terão liberdade de escolha.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Trump recua de tarifas extras sobre smartphones e computadores

Eletrônicos importados para os Estados Unidos estarão isentos das tarifas recíprocas do presidente Donald Trump, de acordo com um aviso da...

MAST no RJ quer colocar Patrimônio Público Nacional na blockchain

O MAST (sigla para Museu de Astronomia e Ciências Afins), promove na próxima quarta-feira (16), um evento público para discutir um novo caso...

Entenda quem é Daniel Noboa, o presidente reeleito no Equador

O presidente Daniel Noboa Azin, movimento Ação Democrática Nacional (ADN), continuará governando o Equador após vencer no segundo turno um mandato...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo