spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Governo Lula cria ‘RG Animal’ para cães e gatos; saiba como fazer


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Por Brasil de Fato 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto, na manhã desta quinta-feira (17), que cria Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, uma espécie de RG para cães e gatos domésticos, apelidado pelo governo federal de “SinPatinhas”.

As iniciativas serão geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e “representam um marco na proteção e garantia do bem-estar de cães e gatos em todo o território nacional a partir de ações totalmente gratuitas”, informa o governo federal. O cadastro foi aprovado em dezembro de 2024 no Congresso Nacional, mas ainda não tinha sido implementado.

rg animal

As iniciativas serão geridas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

‘RG Animal’

O registro é único e intransferível e deve ser feito pela plataforma gov.br de forma gratuita.  O sistema já está aberto para cadastro. Basta acessar: www.sinpatinhas.mma.gov.br. O cadastro incluirá dados do responsável, além de informações como endereço, idade, raça, histórico de doenças e vacinas de cada animal.

Com isso, será gerada uma carteirinha com foto do pet e um QR Code para prender na coleira. Após o registro, os tutores poderão localizar o animal em caso de desaparecimento e receber avisos sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem na região.

“O ProPatinhas busca promover o controle populacional ético de cães e gatos, estimulando a guarda responsável e o combate ao abandono de animais e os casos de maus-tratos. Prioriza, ainda, a promoção da convivência harmoniosa entre os animais e a sociedade, uma vez que viabiliza medidas de apoio ao controle de zoonoses transmitidas entre animais e pessoas, por exemplo”, informa a gestão.

Além do RG Animal, o ProPatinhas oferece “o apoio à realização de castração e à implantação de microchip em cães e gatos para identificação individual e a formação continuada de gestores públicos e demais profissionais envolvidos na implementação do programa”.



Fonte: ICL Notícias

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Prazo para isenção de taxa de Vestibular Fatec termina nesta terça (22)

Os interessados em estudar em uma das das Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) no segundo semestre de 2025 têm...

Mauro Cid pede autorização ao STF para acompanhar filha em viagem a SP

O tenente-coronel Mauro Cid solicitou nesta segunda-feira (24) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma autorização para acompanhar sua filha em viagem...