spot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Governo Lula revoga edital para criação de novos cursos de Medicina


Por Paulo Saldaña 

(Folhapress) – O governo Lula (PT) revogou o edital para a criação de novos cursos de medicina em instituições privadas no país. O chamamento foi lançado em outubro de 2023 e já havia sido adiado quatro vezes antes da revogação.

O ato foi publicado pelo MEC (Ministério da Educação) no Diário Oficial da União na noite de terça-feira (10), em edição extra. A previsão era de abertura de até 5.700 vagas.

O edital foi criado para selecionar propostas de instituições de ensino superior privadas no âmbito do Programa Mais Médicos -modelo em que o governo estipula locais e condições para a criação de novas graduações.

A decisão ocorre após o MEC divulgar a primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), exame para concluintes de medicina que indicou má qualidade na formação médica no país, sobretudo em escolas privadas.

A pasta foi questionada pela reportagem mas não houve retorno.

A criação de cursos de medicina havia sofrido um embargo oficial em 2018, no fim do governo Michel Temer (MDB), quando foi definida a interrupção de cinco anos no processo de autorização do MEC. O chamamento de 2023 veio após o fim do embargo.

Governo Lula revoga edital para criação de novos cursos de Medicina
Estudantes de medicina. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Instituições privadas, no entanto, conseguiram autorizações por via judicial no período do embargo, e a oferta de cursos de medicina cresceu. Reportagem da Folha de S. Paulo mostrou que, em menos de dois anos, o MEC aprovou a abertura de 77 novos cursos de medicina no país, que, juntos, passaram a ofertar 4.412 vagas de graduação. O tamanho da expansão foi criticado por pesquisadores da USP.

Um total de 99 cursos de medicina pode ser punido por não alcançar a pontuação considerada satisfatória na primeira edição do Enamed.

Essas graduações são oferecidas por 93 instituições federais e privadas. No exame, elas não conseguiram que 60% dos seus estudantes concluintes no curso alcançassem a proficiência mínima na prova.

Esse montante representa um terço dos 304 cursos de medicina regulados pelo MEC que participaram do exame, criado pelo governo Lula em abril do ano passado.





ICL – Notícias

Fachin convoca reunião sobre relatório da PF que cita Toffoli e suspeição

Por Luísa Martins(FolhaPress) – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson...

Operação desarticula esquema de lavagem com movimentação de R$ 1,1 bi

Por Camila Boehm – Agência Brasil A Polícia Civil de São Paulo, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Manaus conquista conceito ‘A’ no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional

Manaus obteve o conceito “A”, a nota máxima, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O...

Nos pênaltis, Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-17

O Brasil é campeão Sul-Americano Sub-17! Nos pênaltis, a Seleção Brasileira venceu a Colômbia por 4 a 1 e levantou a...

Just Motors Racing acelera rumo à 3ª etapa do Road to 1000 Milhas 2025 e busca ampliar liderança na categoria P4

  Disputa acontece no dia 31 de agosto, em São Paulo, com equipe amazonense despontando como favorita ao título A Just Motors Racing, equipe de pai...