spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

‘Grave, mas estável’: família de Paulo Onça arrecada fundos para tratamento do compositor



O cantor e compositor amazonense Paulo Onça, de 63 anos, segue internado (Composição: Lucas Oliveira/CENARIUM)

04 de março de 2025

Letícia Misna – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O cantor e compositor amazonense Paulo Onça, de 63 anos, segue internado três meses após a agressão que sofreu durante uma briga de trânsito em Manaus. De acordo com a família, apesar de grave, seu estado de saúde é estável e, agora, eles buscam arrecadar fundos para custear seu tratamento de reabilitação.

“Ele está em recuperação, e lá na frente vai trocar a cânula da traqueostomia para que ele se recupere mais um pouquinho e pegue alta para ir para casa. Porque o Paulo ainda não fala. Ele vai reaprender a falar com exercícios de fonoaudiologia. Vai reaprender a andar com exercícios de fisioterapia. E sabemos que o processo é muito lento. Com 63 anos tudo é mais delicado”, explicou a esposa de Paulo, Simone Andrade Noronha, à CENARIUM.

Segundo Simone, em um determinado momento da internação Paulo parecia estar evoluindo, interagindo, mas, de repente, começou a declinar e dormir muito. Ela então pediu que os médicos fizessem uma tomografia e foi detectado o acúmulo de líquido na cabeça.

Há três dias, o músico passou por uma cirurgia para colocar uma válvula de drenagem chamada DVP, ou derivação ventrículo-peritoneal, que leva o excesso de líquido do cérebro ao intestino, para ser eliminado pelo próprio organismo.

“Agora ele está acordando. Já está sinalizando a mão, os pés. Ainda agora perguntei ‘Paulo, está me vendo? Pisca para mim, amor’, e ele está piscando. Então o quadro dele se torna grave, porém, estável”, disse Simone.

Agressão

Na madrugada de 5 de dezembro de 2024, o carro que Paulo conduzia colidiu com um veículo em um cruzamento do bairro Praça 14, Zona Sul da capital amazonense. O ocorrido deu início a uma discussão, e o empresário Adeilson Duque Fonseca, motorista do outro carro, espancou o cantor, que foi atingido principalmente na cabeça.

Paulo Onça perdeu a consciência e foi levado às pressas para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado.

O artista foi diagnosticado com quadro de Hematoma Subdural Agudo Traumático (HSAT) devido ao traumatismo craniano, além de fratura de face. Ele foi submetido a uma cirurgia de craniotomia e se encontra acamado com sequelas neurológicas.

O agressor fugiu do local sem prestar socorro, e foi procurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Dias depois ele se entregou e declarou que espancou Paulo por achar que sua esposa havia morrido no acidente – o que não foi o caso.

‘Vakinha on-line’

Na segunda-feira, 3, a família de Paulo Onça deu início a uma arrecadação de fundos, por meio do site Vakinha, para custear o tratamento de reabilitação após a alta. A meta é R$ 200 mil e, até o momento, foram doados R$ 360. Para ajudar, basta clicar aqui.

Sucessos

Paulo Onça é considerado um grande artista no meio do samba. Foram mais de 130 músicas escritas, desde os seus 16 anos. O primeiro sucesso de Paulo, em Manaus, foi na Escola de Samba Vitória Régia, com o enredo “Nem Verde e Nem Rosa”, levando o título de campeã no Carnaval dos anos 1990.

No Carnaval do Rio de Janeiro, o cantor conquistou outro título de samba com a canção “Ivete do Rio ao Rio”, escrita por ele e seu parceiro Alan. Paulo foi escolhido pela Escola de Samba Grande Rio para compor em outros anos.

Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona



Fonte: Agência Cenarium

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

In Cena lança plataforma de cursos online para Teatro Musical

A partir de agora os amazonenses não precisam mais ir ao Rio de Janeiro para aprender com os profissionais da In Cena Casa de...