Da esquerda para direita: Omar Aziz, Eduardo Braga e David Almeida (Composição de Paulo Dutra/CENARIUM)
25 de abril de 2025
Marcela Leiros – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Agentes da Guarda Metropolitana de Manaus (GMM) foram flagrados em um evento político dos senadores Omar Aziz (PSD/AM) e Eduardo Braga (MDB/AM), na manhã desta sexta-feira, 25, no Clube da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), na Zona Centro-Sul da capital amazonense. No local, ocorreu o movimento “Amazonas Forte de Novo“, com os lançamentos das pré-candidaturas de Omar ao Governo e Braga pelo Senado.
A presença de agentes públicos no ato político levantou suspeitas sobre o uso indevido da estrutura da Prefeitura de Manaus com a presença do prefeito da capital, David Almeida (Avante). Ele é aliado dos dois parlamentares e subiu ao palanque ao lado de Aziz e Braga, juntos a prefeitos, ex-prefeitos, deputados, vereadores e secretários municipais de cidades no Amazonas.
Em imagens, é possível ver que dois guardas municipais estavam presentes dentro do clube em meio aos organizadores, horas antes de o evento começar. Após o início da cerimônia, a CENARIUM registrou imagens dos guardas ao lado de fora do evento, próximos a veículos de motopatrulhamento. Participantes do evento informaram que os guardas atuavam dentro da organização do evento político.
A CENARIUM apurou que uma equipe da guarda municipal estava, à disposição do evento. Três motocicletas da corporação também estavam no local. Os guardas deixaram o evento após a cerimônia de lançamento das pré-candidaturas de Omar e Braga.
Veja fotos dos guardas municipais no evento político de Omar Aziz e Eduardo Braga:
Ilegal
O Estatuto da Guarda Municipal de Manaus dispõe que as atribuições da Guarda Municipal são restritas à proteção de bens, serviços e instalações públicas, bem como ao patrulhamento preventivo e comunitário, não havendo previsão para atuação em eventos de caráter político-partidário ou privados.
A participação de guardas municipais em evento privado, sobretudo relacionado à pré-campanha eleitoral, pode configurar desvio de função e uso indevido da estrutura pública, conforme pontuam advogados consultados pela reportagem, baseados na Lei Complementar nº 016/2021.
Conforme o Artigo 76, Parágrafo 3º, Inciso XIII do Estatuto, também é considerada infração disciplinar de natureza grave “promover ato de proselitismo político, realizando propaganda político-partidária no exercício da atividade funcional”.
A CENARIUM questionou a Prefeitura de Manaus sobre a presença dos agentes da Guarda Municipal em um evento político de Omar Aziz e Eduardo Braga. Até a publicação da reportagem, não obteve retorno.
Leia também: Sob vigilância da guarda de David Almeida, Palácio Rio Branco é alvo de furtos
Apoio
No evento e nas redes sociais, o prefeito David Almeida salientou o apoio aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. “Hoje, lançamos um novo capítulo para o nosso Estado: o Movimento Amazonas Forte de Novo. Ao lado dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, e de mais de mil lideranças dos 62 municípios, unimos forças por um Amazonas mais justo, desenvolvido e com oportunidades para todos“, disse Almeida no Instagram.
Imagens compartilhadas pelo prefeito mostram a presença de outros políticos no evento, como os deputados federais pelo Amazonas Átila Lins (PSD/AM), Adail Pinheiro Filho (Republicanos), Silas Câmara (Republicanos) e Saullo Vianna (União Brasil), assim como o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e o vice-prefeito Renato Júnior (Avante).
Fonte: Agência Cenarium