spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Homem fica ferido e outro desaparece em igarapé durante chuva em Manaus



Alagamentos e desabamentos em Manaus nessa terça-feira, 4 (Reprodução)

05 de março de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A forte chuva que atingiu Manaus (AM) no fim da tarde e início da noite dessa terça-feira, 4, causou o desabamento de um muro, que feriu uma pessoa, e deixou um homem desaparecido após cair em um igarapé. O temporal também causou deslizamentos de terra e alagamentos na capital amazonense.

A primeira ocorrência aconteceu no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, onde o desabamento do muro de uma residência atingiu dois veículos e deixou um homem ferido. O morador sofreu fraturas e foi encaminhado para atendimento médico.

No bairro Zumbi, na Zona Leste, um homem de 40 anos desapareceu após cair em um igarapé, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). Equipes trabalhavam na busca pelo homem, além de atuarem no resgate de 68 vítimas isoladas em razão de alagamentos.

Segundo monitoramento, a forte chuva teve volume de 109,6 milímetros de precipitação, o equivalente a 34,15% do esperado para todo o mês de março, em diversos pontos da capital, especialmente as zonas Sul e Norte.

Alagamentos e deslizamentos

Vídeos compartilhados nas redes sociais durante a chuva mostram alagamentos nas principais vias da cidade, como foi o caso de um trecho da Avenida Constantino Nery, em frente à Arena da Amazônia, na Zona Centro-Sul. Carros e motocicletas ficaram impossibilitados de circular na região devido ao volume de água na pista.

Outro vídeo gravado em uma rua de Manaus, não identificada, mostra o alagamento da via, com carros em risco de ficarem debaixo d’água. Moradores aparecem no local tentando retirar os veículos da área alagada.

Assistência

A prefeitura informou que mobilizou equipes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Limpeza Pública (Semulsp), Defesa Civil e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), assim como uma retroescavadeira foi enviada para realizar a remoção dos entulhos na Zona Sul. As famílias impactadas pelo desabamento no bairro Praça 14 de Janeiro foram cadastradas pela Semasc e receberão suporte da prefeitura.

Segundo o Governo do Amazonas, o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 190 chamados relacionados às fortes chuvas, entre alagamentos e deslizamentos de terra. As principais ocorrências foram registradas nos bairros da Zona Leste, entre eles, Zumbi, Grande Vitória, Jorge Teixeira, e na região da Grande Circular. Também foram realizados atendimentos nos bairros Aparecida, Praça 14 e Centro.

Revisado por Gustavo Gilona





Fonte: Agência Cenarium

TSE rejeita por unanimidade ação contra homenagem a Lula na Sapucaí

Por Isadora Albernaz (Folhapress) — O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou, em decisão...

André Mendonça é o novo relator do inquérito do Master

O ministro André Mendonça,...

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Herdeiros de líder do “propinoduto“ são condenados a pagar R$ 287,2 mi

Uma decisão da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro autorizou que os herdeiros de Rodrigo Silveirinha Correa paguem R$ 287,2...

Amazonas assina contrato para 1ª usina a gás natural voltada a operações portuárias no Norte

Ao centro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, exibe contrato assinado para a construção da primeira usina a gás natural para operações portuárias...