spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Homem fica ferido e outro desaparece em igarapé durante chuva em Manaus



Alagamentos e desabamentos em Manaus nessa terça-feira, 4 (Reprodução)

05 de março de 2025

Ana Pastana – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A forte chuva que atingiu Manaus (AM) no fim da tarde e início da noite dessa terça-feira, 4, causou o desabamento de um muro, que feriu uma pessoa, e deixou um homem desaparecido após cair em um igarapé. O temporal também causou deslizamentos de terra e alagamentos na capital amazonense.

A primeira ocorrência aconteceu no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul, onde o desabamento do muro de uma residência atingiu dois veículos e deixou um homem ferido. O morador sofreu fraturas e foi encaminhado para atendimento médico.

No bairro Zumbi, na Zona Leste, um homem de 40 anos desapareceu após cair em um igarapé, de acordo com o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). Equipes trabalhavam na busca pelo homem, além de atuarem no resgate de 68 vítimas isoladas em razão de alagamentos.

Segundo monitoramento, a forte chuva teve volume de 109,6 milímetros de precipitação, o equivalente a 34,15% do esperado para todo o mês de março, em diversos pontos da capital, especialmente as zonas Sul e Norte.

Alagamentos e deslizamentos

Vídeos compartilhados nas redes sociais durante a chuva mostram alagamentos nas principais vias da cidade, como foi o caso de um trecho da Avenida Constantino Nery, em frente à Arena da Amazônia, na Zona Centro-Sul. Carros e motocicletas ficaram impossibilitados de circular na região devido ao volume de água na pista.

Outro vídeo gravado em uma rua de Manaus, não identificada, mostra o alagamento da via, com carros em risco de ficarem debaixo d’água. Moradores aparecem no local tentando retirar os veículos da área alagada.

Assistência

A prefeitura informou que mobilizou equipes das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Limpeza Pública (Semulsp), Defesa Civil e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), assim como uma retroescavadeira foi enviada para realizar a remoção dos entulhos na Zona Sul. As famílias impactadas pelo desabamento no bairro Praça 14 de Janeiro foram cadastradas pela Semasc e receberão suporte da prefeitura.

Segundo o Governo do Amazonas, o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 190 chamados relacionados às fortes chuvas, entre alagamentos e deslizamentos de terra. As principais ocorrências foram registradas nos bairros da Zona Leste, entre eles, Zumbi, Grande Vitória, Jorge Teixeira, e na região da Grande Circular. Também foram realizados atendimentos nos bairros Aparecida, Praça 14 e Centro.

Revisado por Gustavo Gilona





Fonte: Agência Cenarium

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Carros elétricos: China solicita painel na OMC para disputar taxas da UE

A Organização Mundial do Comércio (OMC) informou nesta segunda-feira (24) que a China solicitou um painel de disputas para revisar as taxas da...

Militares chineses iniciam exercícios de tiro real perto de Taiwan

Militares chineses praticaram ataques com fogo real no Mar da China Oriental, durante a execução de exercícios surpresa perto de Taiwan,...

Relator da ação contra o Master, Toffoli viajou ao Peru na companhia de advogado do banco

O ministro Dias Toffoli, relator do caso envolvendo o Banco Master no...